Número de mortos em ataques suicidas sobe para 36

Pelo menos 36 pessoas morreram e mais de 66 ficaram feridas em ataques suicidas hoje perpetrados em Zaranj (sudoeste do Afeganistão), capital da província de Nimroz, na fronteira com o Irão, indica um novo balanço das autoridades locais.
Publicado a
Atualizado a

"Temos a confirmação que 21 civis e 15 membros das forças de segurança morreram nos ataques e que mais de 66 pessoas ficaram feridas", declarou à agência noticiosa francesa AFP, o governador da província, Abdul Karim Brahawi.

O anterior balanço dava conta de 20 mortos e 48 feridos.

"Os ataques suicidas foram cometidos por cinco atacantes. Dois foram mortos pelas forças de segurança, mas os outros três fizeram-se explodir em três lugares diferentes, nomeadamente perto de um hospital", indicou Karim Brahawi.

"Existem muitas vítimas porque dois dos atacantes fizeram-se explodir perto de um bazar, onde muitas pessoas estavam concentradas para fazer as compras antes das festas do fim do Ramadão", que termina no fim da semana, disse Mujibullah Latifi, adjunto do chefe da polícia da província de Nimroz.

O representante da polícia confirmou apenas a morte de 29 pessoas, a maioria civis, e 56 feridos.

Os atacantes integravam um grupo de 11 insurgentes, explicou Mujibullah Latifi.

"As forças de segurança mataram, na noite de segunda-feira, dois suicidas e prenderam outros três esta manhã", indicou o mesmo representante.

"Três fizeram-se explodir, enquanto outros três foram abatidos", acrescentou Latifi.

A província de Nimroz é uma região habitualmente calma, ao contrário da província vizinha de Helmand, onde os ataques têm vindo a multiplicar-se durante o último ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt