Apesar do crescimento das vendas dos automóveis de estilo SUV, ainda há espaço para formatos mais convencionais, sobretudo, atendendo aos gostos dos clientes europeus. Neste sentido, a chegada da versão elétrica vem conferir ainda maiores argumentos à gama 308, que beneficia agora de uma oferta completa de soluções a combustão, plug-in híbrida e 100% elétrica, destacando-se por ter variante carrinha (SW) igualmente sem emissões..Sem diferenças estéticas face aos seus congéneres já lançados, os 308 elétricos apresentam visual agressivo e aerodinâmica para melhorar a sua eficiência, destacando-se pormenores como a grelha dianteira aliada aos faróis, que, por sua vez, revelam ainda uma assinatura luminosa vertical junto às extremidades do para-choques,.Pelo facto de as carrinhas elétricas serem ainda relativamente raras no mercado, merece mais atenção a versão e-308 SW, cujo perfil alongado contribui para uma maior eficiência aerodinâmica, sem perder qualquer atributo na funcionalidade em termos de espaço ou arrumação. Com 4636 mm de comprimento, revela-se mais espaçosa do que a versão compacta de cinco portas, graças a uma distância entre eixos maior em 55 mm, o que se reflete nos lugares traseiros mais amplos e na bagageira, cuja capacidade é de 608 litros (permite ainda o rebatimento dos bancos traseiros)..A bordo, a tecnologia merece também elogios, com a evolução do i-Cockpit, que disponibiliza um novo volante compacto e um painel de instrumentos digital de 10", totalmente personalizável e com a possibilidade de ser tridimensional. O ecrã central tátil mede também 10", incorporando o novo sistema de infoentretenimento da marca, com navegação e acesso online, entre outras funções. Abaixo do ecrã encontram-se ainda os i-toggles, teclas táteis para acesso mais rápido a algumas opções. O sistema admite agora o emparelhamento Bluetooth com dois telefones em simultâneo..Ao nível da motorização, o e-308 (em ambas as versões) dispõe de novo motor elétrico com 156cv (115kW) de potência e 260Nm de binário, o que lhe permite já oferecer prestações bastante interessantes para automóveis de cariz familiar, tanto em acelerações, como nas recuperações. A bateria de 54kWh é igualmente nova e conta com uma autonomia WLTP (mista) de até 413km, podendo carregar a 11kW (em CA) ou a 100kW (em CC)..A condução sobressai por um excelente equilíbrio entre conforto e agilidade, oferecendo mesmo uma rapidez de movimentos bastante salutar em trajetos mais sinuosos, tornando-se dessa forma num familiar muito competente e capaz de agradar também aos condutores que esperam algo mais dinâmico (dispõe ainda de modos de condução diferentes, como o Eco e Sport)..O e-308 compacto já está disponível no mercado nacional, com preços a partir dos 42 200€, enquanto o e-308 SW chegará aos concessionários em dezembro, com preços desde 43 100€..Também o mais pequeno e-208 conhece uma evolução estética e técnica, a exemplo do que sucedeu com a restante gama de motores. Herdeiro de nove gerações de citadinos da marca, o 208 foi lançado no final de 2019 e tem ajudado ao posicionamento da Peugeot no mercado dos elétricos, pelo que este é o momento da renovação..Todos os novos 208 contam com uma frente totalmente nova, com grelha renovada mais dinâmica integrada com os faróis e o novo logótipo da marca no centro, a que se juntam as novas assinaturas luminosas à frente e atrás, sempre inspiradas no "mundo" felino..O habitáculo segue as mesmas premissas dos e-308 atrás descritos com o i-Cockpit de volante reduzido e painel de instrumentos digital com ecrã de 10" (apenas a versão de equipamento base Active mantém mostradores analógicos) que pode ser personalizado e oferecer vista tridimensional. Ao centro encontra-se o ecrã para os sistemas multimédia, também de 10", com tecnologia HD para os Allure e GT, beneficiando ainda da mais recente geração de sistema multimédia e conexão aos smartphones. Os bancos podem ter novos revestimentos, como a Alcantara preta para um sentido mais desportivo, ao passo que o carregamento por indução do smartphone foi melhorado para 15W (face aos 5W anteriores)..A nível técnico, a maior novidade é a adoção de motor elétrico de 115kW/156CV, combinada com uma bateria de 51kWh, para uma autonomia até 425km (ciclo misto), conferindo-lhe prestações próximas às de um pequeno desportivo, atendendo ao peso moderado..De série, tem carregador de bordo monofásico de 7,4kW, podendo receber, em opção, um carregador trifásico de 11kW. Já a carga rápida faz-se a 100kW (CC), repondo de 20 a 80% em menos de 25 minutos. De notar que esta nova versão elétrica não substitui a anterior de 100kW/136cv, que chegará também renovado no primeiro trimestre de 2024..A renovada gama do 208 chega em dezembro, incluindo as versões com motor de combustão (1.2 PureTech de 75cv e de 100cv), com preços a partir dos 19 200€, enquanto a nova motorização elétrica de 156cv terá um preço em redor dos 33 000€ com oferta de wallbox e quatro anos de garantia..pjunceiro@globalmediagroup.pt