Novos encontros imediatos

O PRIMEIRO ENCONTRO Denis Villeneuve
Publicado a
Atualizado a

no original, chama-se Arrival, já que no seu centro está a chegada de uma série de naves em forma de óvulo (?), transportando extraterrestres...

Face ao título português, apetece evocar as mais nobres memórias cinéfilas e dizer que se trata de um filme sobre um "primeiro encontro do terceiro grau". Estamos, de facto, perante um claro e legítimo herdeiro de Encontros Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, embora seja essencial sublinhar que Denis Villeneuve (o realizador canadiano de Sicario) não está, de modo algum, a fazer uma mera colagem de citações.

[youtube:AMgyWT075KY]

Esta é a história de uma especialista de línguas (Amy Adams), mobilizada para tentar discernir alguma forma de diálogo com os "invasores". Mais do que isso: trata-se de saber até que ponto a descoberta de novos códigos de comunicação envolve, não apenas uma relação com os "outros", mas também uma reavaliação de todos os nossos valores.

Estamos, afinal, perante um filme capaz de desafiar as regras comuns do espetáculo e a sua perceção corrente dos seres humanos.

Classificação **** muito bom

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt