Novo recorde mundial e medalha de ouro para Manaudou
O francês Florent Manaudou conquistou neste sábado o ouro nos 50 metros costas, sendo o segundo título mundial e o segundo recorde do mundo que soma em dois dias nos Mundiais de piscina curta, que se realizam em Doha.
Depois de na sexta-feira ter-se sagrado campeão do mundo nos 50 metros livres, com nova marca planetária, Manaudou voltou à piscina, em Doha, para pulverizar outro recorde, nadando os 50 metros costas em 22,22 segundos.
O francês, de 24 anos, apagou a anterior marca, detida pelo norte-americano Peter Marshall (22,61 segundos) desde 22 de novembro de 2009, deixando à distância o segundo classificado, o norte-americano Eugene Godsoe (23,05), e o terceiro, o russo Stanislav Donets (23,10).
Antes destes Mundiais de piscina curta, Manaudou, que foi campeão olímpico em 2012, nunca tinha conquistado qualquer título mundial individual nem batido qualquer recorde do mundo.
Também a Rússia, composta por Vladimir Morozov, Evgeny Sedov, Oleg Tikhobaev e Sergei Fesikov, inscreveu a sua estafeta masculina dos 4x50 metros livres no livro dos recordes, ao nadar a distância em 01.22,60 minutos.
Os russos melhoraram a sua própria marca, estabelecida a 15 de dezembro de 2013 (01.23,36 segundos), para derrotarem os Estados Unidos (01.23,47) e a Itália (1.24,56).
Já a jamaicana Alia Atkinson igualou o recorde do mundo dos 100 metros mariposa, no seu percurso para o título mundial, o primeiro da sua carreira.
Atkinson nadou em 01.02,36 para superar a campeã olímpica e do mundo em piscina olímpica, a lituana Ruta Meilutyte (01.02,46), e a holandesa Moniek Nijhuis (01.04,03).