Novo BlackBerry com teclado inovador
O lançamento do novo BlackBerry surge poucos dias após o lançamento do iPhone 6 e poucas horas após a apresentação surpresa de um novo Galaxy Note (smartphone com ecrã gigante) pela Samsung.
A empresa sediada no Canadá, que chegou a ser líder no segmento dos 'smartphones', tenta desta forma recuperar um mercado virtualmente dividido entre a Apple (com os iPhones) e os modelos com sistema operativo Android (liderado pela Samsung), com os Windows Phone, da Microsoft, a surgirem num distante terceiro lugar.
"A reestruturação da empresa está feita", disse na apresentação do Passport o presidente da empresa, John Chen, que viu a BlackBerry passar por um período em que quase desapareceu.
O novo modelo inclui um ecrã quadrado com 11,5 cm de lado e um teclado físico que responde à pressão, permitindo por exemplo funções semelhante às de um rato.
O aparelho é assumidamente pensado para um público composto por quadros de empresas. Tem sensivelmente as dimensões de um passaporte (daí o seu nome), sendo concebido para caber facilmente no bolso interior de um fato ou numa mala de senhora, como fez questão de dizer John Chen durante a apresentação.
O preço anunciado para os Estados Unidos é de 599 dólares (469 euros).