O lançamento do novo BlackBerry surge poucos dias após o lançamento do iPhone 6 e poucas horas após a apresentação surpresa de um novo Galaxy Note (smartphone com ecrã gigante) pela Samsung..A empresa sediada no Canadá, que chegou a ser líder no segmento dos 'smartphones', tenta desta forma recuperar um mercado virtualmente dividido entre a Apple (com os iPhones) e os modelos com sistema operativo Android (liderado pela Samsung), com os Windows Phone, da Microsoft, a surgirem num distante terceiro lugar. ."A reestruturação da empresa está feita", disse na apresentação do Passport o presidente da empresa, John Chen, que viu a BlackBerry passar por um período em que quase desapareceu..O novo modelo inclui um ecrã quadrado com 11,5 cm de lado e um teclado físico que responde à pressão, permitindo por exemplo funções semelhante às de um rato..O aparelho é assumidamente pensado para um público composto por quadros de empresas. Tem sensivelmente as dimensões de um passaporte (daí o seu nome), sendo concebido para caber facilmente no bolso interior de um fato ou numa mala de senhora, como fez questão de dizer John Chen durante a apresentação..O preço anunciado para os Estados Unidos é de 599 dólares (469 euros).