Nova estirpe da super-bactéria NDM-1 identificada

Publicado a
Atualizado a


Uma segunda estirpe da super-bactéria NDM-1, resistente a antibióticos, foi identificada em França, num caso de uma mulher que esteve hospitalizada na Índia e que foi transferida este mês para um hospital francês, divulgou hoje um especialista.

"A mulher desenvolveu uma infecção urinária devido a uma enterobactéria NDM-1, mas agora está bem", disse, em declarações à agência noticiosa AFP, Patrice Nordmann, especialista do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica francês (Inserm).

"Transferida em meados de Agosto de um hospital do sul da Índia, depois de uma intervenção cirúrgica, para um hospital de província em França, a paciente desenvolveu uma infecção urinária", indicou a mesma fonte.

De acordo com Patrice Nordmann, estas situações vêm confirmar e justificar as medidas anunciadas pelo diretor-geral de saúde francês, Didier Houssin, que alertou para a necessidade de detectar as bactérias multi-resistentes em casos de transferência de doentes de outras unidades hospitalares.

"Confirma igualmente que a origem da super-bactéria se encontra no subcontinente indiano", disse ainda o especialista francês.

A super-bactéria já foi detectada em vários doentes britânicos e australianos que tinham viajado para a Índia e para o Paquistão para realizarem cirurgias estéticas ou o que é denominado como "turismo médico".

Na Bélgica, um cidadão que tinha viajado para o Paquistão, morreu em junho passado por causa desta super-bactéria.

A nova superbactéria é resistente a quase todos os tipos de antibióticos, incluindo aqueles geralmente reservados para emergências e ao tratamento de infecções multi-resistentes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt