Nós Somos Teus Amigos

João Lopes e Inês Lourenço fazem a crítica à estreia na realização de uma longa-metragem de Max Joseph, conhecido pelo programa <em>Catfish: The TV Show</em>, transmitido pela MTV
Publicado a
Atualizado a

JOÂO LOPES (2/5)

Zac Efron em cenários de Hollywood

Se Zac Efron tivesse tido uma carreira diferente, este filme teria, por certo, outra imagem pública. Quando o vimos, por exemplo, em Hairspray (2007), de Adam Shankman, dir-se-ia que estávamos perante a revelação de um símbolo forte de uma nova geração (nasceu em 1987, recorde-se). O certo é que, para além do evidente talento, a sua imagem nunca "pegou"... Reencontramo-lo, agora, num filme empenhado em construir uma visão mitológica de uma juventude californiana apostada em vencer na indústria musical. Zefron é um DJ que, com o seu grupo de amigos, tenta encontrar uma via para triunfar em Hollywood, numa saga que tem tanto de comédia geracional como de derivação, algo hesitante, do género musical. O resultado é um daqueles filmes a que não podemos deixar de reconhecer um eloquente valor de sintoma (social e simbólico), mas a que falta sempre a capacidade de dar o salto para uma visão pouco mais que caricatural. Nos seus melhores momentos, Nós Somos Teus Amigos possui a eficácia de um elaborado teledisco - eis o que define também as suas limitações.

Veja aqui o trailer:

[youtube:YvpSQ82KRfw]

INÊS LOURENÇO (1/5)

Malta tipo fixe

"Thanks to Youtube", lê-se nos créditos finais de Nós Somos Teus Amigos. Nesta época áurea das redes sociais e do seu potencial mediático, todos os conteúdos são altamente partilháveis, e foi através de vídeos no Youtube que o filme de Max Joseph alcançou o seu público-alvo. A ideia do realizador consistiu numa prévia exposição, que proporcionou aos potenciais consumidores o acompanhamento do projeto; uma constante atualização que, naturalmente, cria familiaridade. Nada a criticar na estratégia, dado que o produto é um entretenimento de verão, que encaixa às mil maravilhas no universo virtual de quem "está sempre ligado". A história de um DJ novato e seus amigos, mais um mentor desnorteado e uma rapariga gira, fazem as graças da juventude que adora festas - ainda mais se o protagonista for Zac Efron.

Os fenómenos garantem-se a si próprios, alimentando-se de um alvo. Nós Somos Teus Amigos fez o seu alvo e trabalhou-o, para que tudo corresse bem no cinema. Mas por entre a ciência rítmica (que chega a ser explicada) da música eletrónica, o que fica em segundo plano é precisamente o cinema.

Título Original: We are Your Friends

Realizador: Max Joseph

Ano: 2015

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt