Nomeação de Isabel Dias como presidente do IHRU publicada em DR

A nomeação de Isabel Dias como presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), substituindo no cargo Alexandra Gesta, que se demitiu no início do ano, foi hoje publicada em Diário da República.
Publicado a
Atualizado a

Isabel Maria Martins Dias foi nomeada presidente do IHRU, por resolução aprovada no Conselho de Ministros de 14 de fevereiro, para completar o mandato em curso (2017-2021), considerando a "idoneidade, experiência e competências profissionais" da advogada de formação.

Segundo a resolução, Isabel Dias, que entre julho de 2017 e fevereiro deste ano exerceu funções de Adjunta do Gabinete da Secretária de Estado da Habitação, começa a exercer o caro um dia após a sua aprovação.

Natural de Lisboa, Isabel Dias nasceu em 1957, licenciando-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1982. Entre 1987 e 1990 assumiu, pela primeira vez, as funções de Adjunta do gabinete do secretário de Estado da Habitação e Construção do XI Governo Constitucional, Carlos Costa, onde começou a desenvolver a sua experiência na atividade legislativa no domínio da habitação.

Em janeiro de 1991, passou a técnica superior do departamento jurídico do Instituto Nacional de Habitação (INH), e segundo o despacho hoje publicado em Diário da República, fez "relevantes contributos para a clarificação da interpretação de determinados regimes legais e respetivo histórico, com o reconhecimento que, em termos de avaliação, determinaria a sua progressão para a carreira de dirigente".

Assim, em março de 1998, assumiu funções como diretora do departamento jurídico do INH. Em 2007, passa a diretora da direção jurídica do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), criado na sequência da redenominação do Instituto Nacional de Habitação, da integração do ex-Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) e de parte das atribuições da antiga Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

A 07 de janeiro, Alexandra Gesta apresentou a demissão ao cargo de presidente do IHRU, após um ano em funções, decisão que foi aceite pela tutela, sem avançar os motivos indicados pela então presidente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt