Nobre Guedes: CDS tem agora mais noção de governação
"Quanto mais tempo passa sobre os resultados, mais cresce a minha convicção de que o CDS teve um excelente resultado e que, portanto, os seus objectivos foram amplamente conseguidos", afirmou Nobre Guedes, em declarações à agência Lusa, admitindo, no entanto, que "haja pessoas que podiam estar à espera de um pouco mais".
O PSD venceu as eleições legislativas de domingo com 38,6 por cento, elegendo 105 deputados, o PS obteve 28 por cento (73 deputados), o CDS-PP 11,7 por cento (24 deputados), o PCP 7,9 por cento (16 deputados) e o Bloco de Esquerda 5,2 por cento (oito deputados).
Questionado sobre se será fácil chegar a um acordo com o PSD para a formação de uma coligação e de um programa de governo, o antigo ministro do Ambiente respondeu: "Acho que vai ser fácil, com certeza, porque hoje o CDS é um partido que tem uma experiência recente que não tinha, tem mais maturidade, mais saber".
"Tem mais noção do que é nevrálgico e essencial em termos de governação, portanto aquilo que é realmente importante para que um governo seja bom ou para que um governo não seja bom. Há factores que são essenciais e o CDS tem por experiência própria uma noção que não tinha obviamente em 2002", sublinhou, lembrando que negociou na altura a coligação com o PSD, liderado por Durão Barroso.