No Porto há seis postos de abastecimento por quilómetro quadrado

Estudo revela grande disparidade na distribuição geográfica dos postos de abastecimento
Publicado a
Atualizado a

O Porto é o distrito com maior concentração de postos de abastecimento, com seis por quilómetro quadrado, enquanto Portalegre é o mais desfalcado, com um posto a cada 164 quilómetros quadrados, revela um estudo da AUDAX-ISCTE.

De acordo com o estudo 'Contributo da Indústria Petrolífera na Economia Portuguesa', encomendado pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), em Portugal um posto de abastecimento serve, em média, uma área de 51 quilómetros quadrados.

Mas existe uma grande disparidade na distribuição geográfica dos postos de abastecimento, com Lisboa e o Porto a terem uma maior concentração, com um posto a cada oito e seis quilómetros quadrados, respetivamente.

Em contrapartida, Beja e Portalegre são os distritos onde as bombas de gasolina estão mais dispersas, com um posto a cada 144 e 164 quilómetros quadrados em média, respetivamente.

A distância mínima média entre dois postos de abastecimento varia entre 1,1 quilómetros, no distrito de Lisboa, e 6,8 quilómetros, no distrito de Portalegre.

"Este indicador revela uma elevada cobertura geográfica dos postos de abastecimento em Portugal Continental pois a distância média entre postos de abastecimento é de 2,7 quilómetros", lê-se no estudo coordenado pelo professor do ISCTE e deputado do PS Eurico Brilhante Dias.

Nos distritos de Lisboa, Porto, Leiria e Braga os postos de abastecimento distam no máximo menos de dez quilómetros entre si.

Em contrapartida, em Beja, a distância máxima entre postos de abastecimento multiplica por quatro, com uma bomba bastante isolada, a 41 quilómetros do posto de abastecimento mais próximo.

Em relação ao número de habitantes que é servido por cada posto de abastecimento, o distrito de Lisboa destaca-se com 6.124 habitantes por posto de abastecimento, seguido dos distritos de Setúbal e Porto com cerca de 4.500 habitantes por posto de abastecimento.

Cada posto de abastecimento localizado em Bragança, Beja e Guarda serve, em média, menos de 2.000 habitantes.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Portugal Continental tem 2.994 postos de abastecimento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt