"NO!" em nome da inclusão

Publicado a
Atualizado a

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, deu o mote para anunciarmos uma medida que se impunha e que não podia esperar mais. Por um lado, porque a atualidade assim o pedia e, por outro, porque é responsabilidade de todos travar um flagelo que a pandemia veio agravar. Os avanços que fizemos nos últimos trinta anos no combate à violência doméstica estão a ser ameaçados por um preocupante aumento de casos, registado no último ano e meio.

Urge agir e atuar. É por essa razão que a Junta de Benfica vai, de forma assertiva, dizer "NÃO!", através do projeto "NO!". A nossa estratégia para prevenir a violência doméstica passa por criar uma Comissão Local de Combate à Violência Doméstica e apostar na formação de profissionais que nos ajudem a (re) educar e a promover a igualdade de género.

A designação em inglês não foi escolhida ao acaso. Chama-se "NO!" para que, de forma simples, toda a comunidade perceba que a vontade do ser humano é um direito universal e que "NO", não é dito de forma assim tão distinta nas diferentes línguas. Para além disso, em todo o mundo um sim é um sim, um não é um não, embora este ainda seja aceite na sociedade de forma muito desigual.

Na concretização do projeto "NO" a Junta de Freguesia de Benfica conta com a colaboração de entidades internacionais e nacionais, designadamente a Unidade Nacional de Gestão EEA Grants, a Esquadra de Benfica, o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, Associação Dignidade para os Direitos das Mulheres e das Crianças e a associação dinamarquesa Likestillingssenteret-Hamar. Juntos, vamos trilhar o caminho na direção de uma sociedade melhor. Porque é nosso dever fazer melhor.

A violência doméstica é o único morador que não queremos no Bairro de Benfica. Dizemos-lhe "NO!" porque estamos prontos para uma mudança de mentalidade que assente no diálogo e na sensibilização. Não queremos continuar a contar vítimas. Por nós, "NO!".

Presidente da Junta de Freguesia de Benfica

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt