Nevão cai no Colorado, horas depois de fogos sem controlo

Uma tempestade levou fortes nevões para o estado do Colorado, um dia depois de incêndios devastadores alimentados por ventos ciclónicos terem destruído centenas de casas e obrigarem dezenas de milhares de pessoas a fugir.
Publicado a
Atualizado a

Em algumas partes do estado é esperado até 30 centímetros de neve, numa nevasca que deverá ajudar a extinguir os incêndios, mas que poderá também apresentar novos desafios "ameaçadores" para viajar em algumas áreas, de acordo com o serviço meteorológico dos Estados Unidos.
"Vai estar muito frio quando chegarmos ao novo ano, esta noite", tuitou a delegação do serviço meteorológico de Boulder, acrescentando: "A neve cairá sobre a maior parte da área à meia-noite."

Pelo menos 33 mil pessoas nas cidades de Superior e Louisville foram forçadas a encontrar abrigo na quinta-feira à medida que as chamas se propagaram por áreas ressequidas por uma seca histórica. As autoridades estimam em cerca de 600 o número de casas perdidas para o fogo.

"É uma devastação completa... Vimos casas a explodir diante dos nossos olhos", disse à CNN o presidente da câmara de Superior, Clint Folsom, na sexta-feira.

Twittertwitter1476957583223271429

Mas a chegada de tempo mais fresco e, pelo menos temporariamente, ventos mais leves abrandaram o fogo mais destrutivo no início da sexta-feira, permitindo às autoridades locais levantar ordens de evacuação fora do condado de Boulder.

Ainda havia fumo em várias partes de Superior no início da sexta-feira, depois de rajadas de vento terem reatado incêndios em vários pontos dispersos, deixando por vezes casas carbonizadas ao lado de residências intactas ainda decoradas com luzes de Natal.

Pelo menos 650 hectares arderam, em grande parte no condado suburbano de Boulder, a noroeste de Denver.

Pensa-se que os fogos começaram quando as linhas elétricas foram derrubadas por rajadas de vento. Foram relatados ventos de mais de 160 quilómetros por hora nalguns locais.

O incêndio destruiu um hotel, um centro comercial e um complexo de apartamentos em Superior, onde uma ordem de evacuação obrigatória permaneceu em vigor no início da sexta-feira.

Os meios de comunicação social do Colorado relataram que pelo menos seis pessoas foram hospitalizadas com ferimentos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt