Nelas declara estado de emergência. Há água para 10 dias
O presidente da Câmara Municipal de Nelas revelou hoje que a autarquia vai declarar o estado de emergência municipal devido à seca e que outras três vão fazer o mesmo, nomeadamente Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo. Em declarações à TSF, autarca falou em "racionamento de guerra".
"É um racionamento de guerra e ficou ontem acordado entre os municípios de Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo e Nelas, declarar ainda hoje o estado de emergência municipal como aconteceu recentemente relativamente à questão dos fogos florestais", disse José Borges Silva, considerando que se trata de "uma questão de emergência municipal, uma situação de calamidade na região" e que precisa de ser "atalhada com medidas imediatas, duras, sem olhar a custos".
O autarca garantiu que situação é dramática. "Estou muito preocupado pela região porque há água para 10 dias e porque este estado de calamidade implica a confissão por parte das autarquias da impossibilidade de por si resolverem este problema a curto prazo", disse. "Tem de haver uma mobilização de meios públicos, políticos, governamentais, eventualmente internacionais, preventivos", rematou.
Os municípios de Viseu e Mangualde negaram à TSF a possibilidade de avançarem para a declaração de emergência municipal.