Não existem casos de Língua Azul em Portugal

A ministra da Agricultura garantiu hoje que não há razão para alarme, nem casos de Língua Azul sinalizados como críticos em Portugal, onde os animais estão a ser vacinados contra a doença há mais de dois anos.
Publicado a
Atualizado a

Assunção Cristas falava aos jornalistas em Pedrogão, no concelho alentejano de Vidigueira, após ter sido questionada sobre focos de Língua Azul detetados em várias regiões de Espanha, junto à fronteira com Portugal, o que levou o Ministério da Agricultura espanhol a ordenar a vacinação de milhares de animais.

"Não há motivo para preocupação" e "não há casos sinalizados como críticos" em Portugal, onde a vacinação de animais contra a Língua Azul "já se faz há mais de dois anos" nas zonas onde há recomendação de vacinação, disse a ministra. "Aquilo que Espanha está a fazer agora, nós já vimos fazendo e, portanto, estamos numa situação bastante controlada e não há razão nenhuma para alarme nessa matéria", frisou Assunção Cristas.

Portugal já está a vacinar os animais contra a Língua Azul há mais de dois anos e, por isso, "não sentimos agora uma necessidade de fazer aquilo que já é trabalho que tem estado no terreno", acrescentou.

Segundo a ministra, Portugal está a acompanhar a situação em Espanha "com atenção" e têm havido "contacto" e "trocas de informação" com as autoridades espanholas.

A Língua Azul é uma doença de origem vírica que infecta todos os ruminantes, mas que apenas se manifesta de forma grave na espécie ovina e não afeta os seres humanos, nem apresenta qualquer impacto para a saúde pública e a segurança alimentar.

A ministra da Agricultura falava durante a inauguração do circuito hidráulico e do perímetro de rega de Pedrógão, integrados no projeto Alqueva, que implicaram um investimento de 74,3 milhões de euros e irão permitir regar cerca de 5.500 hectares e beneficiar 460 agricultores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt