Nadal desiste e Shapovalov joga com Djokovic na final do Masters de Paris
A disputar o seu primeiro torneio oficial desde o Open dos Estados Unidos, Nadal, que vai subir à liderança do ranking na segunda-feira, acabou por abandonar antes do início da segunda meia-final do torneio parisiense, devido a lesão nos músculos abdominais.
"Num dos últimos serviços do aquecimento senti algo no abdómen. E imediatamente fui ao médico fazer uma ecografia", disse o tenista balear na conferência de imprensa em que anunciou a desistência. Hora e meia depois, Nadal repetiu o teste. "Vimos algo na imagem, provavelmente um pequeno estiramento".
O tenista disse que espera estar recuperado para o torneio de final de temporada, ATP Finals, na O2 Arena em Londres. "Farei tudo o que puder fazer e tudo o que for matematicamente possível para recuperar", declarou.
Denis Shapovalov, 28.º do mundo, consegue assim chegar pela primeira vez a uma final de um torneio da categoria Masters 1000
O jovem canadiano, de 20 anos, vai defrontar o ainda líder do 'ranking', Novak Djokovic, que vai estar pela sexta vez na final de Paris, onde venceu quatro vezes.
Para atingir a 50.ª final de um Masters 1000, 'Nole' bateu o búlgaro Grigor Dimitrov, 28.º do mundo, por 7-6 (7-5), 6-4, em uma hora e 38 minutos.
Este será o quarto encontro entre Djokovic e Shapovalov, todos disputados em 2019 e todos ganhos pelo sérvio.