Música a rodos para que todos tenham bom Natal
É com uma estreia que inicia a edição 2015 do Natal em Lisboa: a Igreja salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, aos Prazeres, integra pela primeira vez o roteiro de igrejas da capital que recebem esta iniciativa da EGEAC em colaboração com o Patriarcado.
Ali, às 21.30, o Coro do Tejo e o organista Sérgio Silva apresentam obras sacras de cinco autores de cinco diferentes países, entre eles o português "adotivo" Estêvão Lopes Morago, um dos nossos grandes polifonistas. É este o concerto mais "excêntrico", pois todos os outros decorrem no eixo Bairro Alto-Chiado-Av. Liberdade/Baixa-colina do Castelo.
Os agrupamentos convidados incluem alguns dos mais destacados do nosso panorama musical, como a Orquestra de Câmara Portuguesa, no dia 11 (Igreja São Roque); os Músicos do Tejo, no dia 13 (Igreja da Graça), com o Gloria de Vivaldi; ou o Concertus Antiquus (dia 12, Igreja São Cristóvão/Mouraria), um histórico entre os nossos ensembles especializados em música antiga, fundado pelo diretor coral Victor Roque Amaro (falecido no passado dia 30). O programa deles vai do cantochão até ao nosso século XVIII, passando pelo grande polifonista Duarte Lobo.
Alunos de escolas de música
Além destes, figuram formações ligadas a duas instituições do ensino especializado de música: a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) e a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO).
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN