Museu de Doraemon abre em Setembro
[Youtube:mPVphCS8I1w]
Abertura da série de 1973.
O "gato cósmico" nasceu em Dezembro de 1969 pela mão de Fujiko F Fujio, primeiramente foi um manga (palavra usada para designar as histórias aos quadradinhos japonesas), passando depois a anime (literalmente desenhos animados) em 1973.
De acordo com a Reuters, a história é sobre um gato robô que voltou dois séculos atrás para ajudar Nobita Nobi, um estudante, e a sua família. Nobita e Doraemon tornaram-se grandes amigos.
Na série de desenhos animados, que passa no Canal Panda, o gato usa aparelhos do futuro para resolver os problemas de Nobita. Muitos episódios deste programa infantil, que é traduzido em mais de 30 línguas, contém lições sobre valores morais.
"Eu pessoalmente acredito que o que leva as crianças de todo o mundo a gostar de Doraemon é uma confirmação de que as crianças são crianças, não importa onde elas vivem" disse Masako Fujimoto, viúva de Fujiko Fujio.
Em Março de 2008 o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão apontou Doraemon como o primeiro anime embaixador do país.
Apesar de Fujio ser mais conhecido por esta obra, o museu também apresenta outros trabalhos do autor como "Obake no Q-tarõ" e "Esper Mami".