Mulheres vão poder ser bispos na Igreja de Inglaterra
A Igreja de Inglaterra aprovou esta segunda-feira em sínodo a legislação que vai permitir que as primeiras mulheres bispos sejam ordenadas já partir do ano que vem.
O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder espiritual da Igreja de Inglaterra, disse no final do sínodo que esta mudança representa "uma nova forma de ser a igreja", e acrescentou, citado pela BBC: "Continuaremos também a procurar a prosperidade da igreja daqueles que discordam".
Já desde 1994 que as mulheres podem ser padres da Igreja de Inglaterra, sendo que hoje, dos 7798 padres a tempo inteiro que pertencem à igreja, 1781 são mulheres.
Em 2012, uma primeira votação que procurava permitir o acesso das mulheres aos bispados foi rejeitada por apenas seis votos. O arcebispo da Cantuária da altura, Rowan Williams, disse que a igreja tinha perdido "alguma credibilidade" com essa rejeição.
Em outubro, a igreja disse estar a considerar o uso da discriminação positiva para evitar a falta de representatividade das mulheres bispos nas dioceses após a aprovação da medida.
Alguns grupos conservadores, porém, estão contra a medida. Grupos como o Reform acreditam que existe uma "ordem divina de superioridade masculina", conforme reporta a BBC, que torna "pouco apropriada" a liderança feminina nas dioceses.