Mulher linchada por acusações de feitiçaria

Uma mulher com cerca de 60 anos foi linchada no distrito de Chicualacuála, província de Gaza, sul de Moçambique, acusada de feitiçaria, e seis pessoas estão detidas por suspeitas de envolvimento no homicídio.
Publicado a
Atualizado a

Segundo o porta-voz da polícia local, Isaltino Mavie, a mulher foi espancada até à morte com paus e ferros por residentes de uma aldeia do distrito de Chicualacuála. "O exame ao corpo da vítima mostra que os ferimentos foram provocados por paus, pedaços de ferro e outros instrumentos contundentes", acrescentou à Lusa o porta-voz da polícia em Gaza.

Isaltino Mavie adiantou que mais pessoas poderão ser detidas em conexão com o homicídio, pois "tratou-se de um linchamento em que participou muita gente".

Também na província de Gaza, no distrito de Bilene, um homem 40 anos foi morto na semana passada pelo seu filho e um amigo deste, devido a "alegadas contradições na família", afirmou ainda o porta-voz da polícia em Gaza.

Recentemente, o Fórum da Terceira Idade, uma confederação de organizações de defesa dos direitos dos mais velhos em Moçambique, revelou que 20 idosos foram mortos este ano em todo o país por acusações de feitiçaria.

Algumas famílias moçambicanas, sobretudo nas zonas rurais, atribuem o insucesso conjugal, profissional, infertilidade, entre outros fracassos, à acção de feitiçaria dos idosos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt