Muita roupa, bebidas quentes e atenção às lareiras. Recomendações para enfrentar o frio
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio até quinta-feira, com "temperaturas abaixo do normal para a época" na maioria dos distritos do país.
Em comunicado, a ANPC alerta a população para as medidas preventivas a adotar, tendo em conta que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, pelo menos até quinta-feira, a "persistência de tempo frio, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos".
A Proteção Civil indica também que, hoje e terça-feira, em particular nas terras altas, "os índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora".
A Direcção-Geral da Saúde deixa algumas recomendações e alerta para que se evite a "exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura; pede que se faça uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, luvas, gorros, meias quentes e cachecóis; que se ingiram bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor e ainda especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte dos trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda também atenção às braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação e levar à morte; é necessário assegurar a adequada ventilação das habitações quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras. A Proteção Civil aconselha ainda que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de dormir. Na estrada, é preciso atenção na condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando condução defensiva. Pede-se especial atenção, da parte das famílias, vizinhos e das redes sociais de proximidade, às situações de pessoas idosas ou em condição de maior isolamento. O piso rodoviário poderá estar escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior.