Mugabe poderá governar mais dez anos no Zimbabwe
Tal projeto, prevê que os mandatos presidenciais sejam limitados a dez anos, eliminando também a imunidade de que goza o chefe do Estado. Mas como tal medida não é retroativa, isso permitiria a Mugabe, que faz 89 anos em fevereiro, ser novamente candidato às próximas eleições presidenciais.
A Constituição, que deverá ser adotada pelo Parlamento e referendada, constitui uma etapa importante para realizar novas eleições no Zimbabwe. As última campanha eleitoral, de 2008, acabou com um banho de sangue.
"O projeto de Constituição irá ao Parlamento no início de fevereiro e será em seguida submetido a referendo", disse, à AFP, o ministro dos Assuntos Constitucionais, Eric Matinenga, sem precisar a data.
"A data do referendo é uma coisa que tem quer ser decidida em concertação com os principais parceiros", precisou, referindo-se a Robert Mugabe e ao seu rival, Morgan Tsvangirai, que é primeiro-ministro.
Mugabe e Tsvangirai lideram o Zimbabwe num Governo de unidade nacional que foi acordado em 2009 para evitar a guerra civil no país.