MTV oferece prémios e um nu integral
Talvez por ter atingido a maioridade, a cerimónia contou com um momento inusitado para os espectadores, mas ensaiado pela produção: um fã entrou em nu integral na cerimónia no momento em que a actriz norte-americana Hayden Panetierre ia apresentar um vencedor. Arrojado para uma estação de televisão que censura muitos dos telediscos que tenham poses ou letras mais explícitas.
Com 18 anos de existência, a cerimónia foi dominada por um adolescente e uma cantora pop que tem milhares de fãs também eles muito jovens: Justin Bieber e Lady Gaga.
A eles juntou-se ainda o grupo norte-americano Thirty Seconds to Mars, que actuou em Julho em Portugal e que recebeu os prémios de Melhor Grupo Alternativo e Melhor Actuação MTV (Best World Stage).
Este grupo rock norte-americano decidiu fazer uma pausa nos concertos depois de ter andado pelo menos três anos em digressão, disse o vocalista Jared Leto aos jornalistas.
Justin Bieber, cantor norte-americano de 17 anos, venceu os prémios de Melhor Artista Pop e Artista Masculino (superando aqui, por exemplo, Kanye West).
A cantora norte-americana Lady Gaga, que voltou a ofuscar pela opulência visual, tanto do guarda-roupa - com um chapéu-máscara - como da actuação - num cenário espacial, em cima de uma lua -, estava nomeada para seis categorias, venceu em três: Melhor Artista Feminina, Melhor Vídeo e Melhor Canção com 'Born this way', que dedicou ao público, os seus "pequenos monstros".
Aliás, o público, maioritariamente adolescente ou muito abaixo da linha dos 25 anos, foi largamente elogiado, até porque é ele que vota nos músicos vencedores da cerimónia. Foi o que fez a cantora norte-americana Katy Perry, a primeira premiada da noite, com o prémio Melhor Actuação ao Vivo.
"Este é o meu prémio favorito, porque é um dos mais importantes. Podes fazer uma canção, comprá-la ou roubá-la, mas é preciso mesmo comprometeres-te [com o público] num concerto", disse Katy Perry quando recebeu o galardão.
Amy Winehouse, inglesa que morreu aos 27 anos em Julho passado, foi recordada na cerimónia e os Queen receberam o prémio MTV Ícone Global, com o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor a subirem ao palco do Odyssey Arena.
Outros prémios atribuídos foram para Eminem (Melhor Artista Hip Hop), Linkin Park (Melhor Artista Rock) e Bruno Mars (Melhor Novo Artista).
A carta fora do baralho da música anglo-saxónica foi deitada pelos sul-coreanos Big Bang, que venceram o prémio 'World Wide Act', para o qual estavam nomeados artistas de todo o mundo, incluindo Britney Spears, que perdeu.
Além de Lady Gaga, a cerimónia em Belfast contou ainda com as actuações dos Coldplay, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Bruno Mars, LMFAO, Selena Gomez - a apresentadora -, Justin Bieber - namorado da anfitriã - e, a fechar, os Queen, com Adam Lambert a ocupar o papel de Freddy Mercury na interpretação do tema 'The Show Must Go On'.