Movimentações de navios ocidentais no Mediterrâneo
Estados Unidos: O navio de guerra norte-americano USS Kearsarge, acompanhado por outros dois navios, já atravessou o canal do Suez, proveniente do mar Vermelho, e está a zarpar em direção à costa líbia. A bordo seguem centenas de tropas (maioritariamente fuzileiros), uma frota de helicópteros e equipamentos médicos para operações humanitárias e militares.
Reino Unido: A fragata britânica "HMS Westminster" partiu hoje de Gibraltar rumo à Líbia. Este navio transporta material médico e cobertores e está equipado com helicópteros, lançadores de mísseis, torpedos e armas de curto e longo alcance. Tem como missão substituir o navio "HMS York" , que já distribuiu suprimentos médicos fornecidos pela Suécia à população da cidade líbia de Bengazhi, o berço da revolta popular que está a desafiar o regime de Muammar Kadhafi.
Canadá: O Governo de Otava enviou a fragata "HMCS Charlottetown", que transporta 240 homens e um helicóptero, e deverá atracar na costa líbia nos próximos seis a sete dias. Desconhece-se ainda a missão do navio, que zarpou de Halifax, na Nova Escócia, e que pode participar em operações de ajuda humanitária ou missões de repatriamento de estrangeiros.
França: Um porta-helicóptero de assalto da classe Mistral dirige-se à costa líbia para ajudar nas operações de resgate de cidadãos estrangeiros retidos no país, sobretudo de nacionalidade egípcia, segundo o Ministério de Defesa francês. Este navio, o segundo maior da Marinha francesa, transporta um helicóptero e tem capacidade para retirar "cerca de 800 pessoas", de acordo com o governo francês.