Mourinho deu aula sobre como ganhou a Liga Europa

Treinador do Man. United explicou, na faculdade, como se prepara um jogo. Ex-candidato à presidência do Sporting ficou encantado
Publicado a
Atualizado a

José Mourinho voltou ontem às aulas, desta vez como professor na Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Durante quase três horas, explicou todos os pormenores na preparação da final da Liga Europa, em que venceu o Ajax (2-0).

Foi uma lição no âmbito da pós--graduação em Treino de Futebol de Alto Rendimento, na qual teve como alunos o ex-jogador Rúben Amorim, o técnico João Aroso e até Pedro Madeira Rodrigues, que em março foi candidato derrotado às eleições do Sporting. "É fantástico o trabalho que está por detrás de um jogo destes. É uma grande aprendizagem para quem quer ser treinador ou para quem só quer saber mais sobre futebol", disse ao DN o ex-candidato à liderança dos leões.

Foi à porta da FMH que Mourinho, de forma descontraída, falou sobre a sua aula. "Não lhes vim ensinar nada. Simplesmente passei--lhes a minha experiência e, neste caso, é algo importante para quem está a começar", afirmou, fazendo a revisão da matéria dada: "Falar sobre a análise do jogo e do adversário, a maneira como se prepara uma partida em função dos objetivos e o plano de jogo são os temas que considero mais interessantes."

A aula foi, no fundo, sobre casos reais. "Não gosto de teorizar muito, prefiro abrir a conversa a dúvidas e perguntas", revelou, admitindo que "ainda hoje gostava de estar" no lugar dos alunos. "É sempre interessante aprender, saber como os outros fazem e tentar melhorar. É algo que procuro sempre", garantiu, admitindo que está "numa posição privilegiada" para ajudar os aspirantes a treinadores e "dar-lhes um pequeno empurrão" ou "abrir-lhes os olhos na direção de determinados temas ou experiências". Na prática, Mourinho tenta passar sempre "experiência real" que, neste caso, foi a forma como preparou a vitória na Liga Europa. "Falei-lhes deste jogo porque ganhei, se tivesse perdido não falava", atirou sorridente.

Os conhecimentos do técnico do Manchester United terá deixado os alunos com água na boca. Madeira Rodrigues ficou até com vontade de rever a final "para perceber como o que pensaram resultou no jogo".

Mourinho acabou por dizer que, aos 54 anos, continua "a dar sempre o melhor" na preparação dos jogos e das épocas. "Dou sempre o que tenho e o que não tenho. Dedico-me cada vez mais e é isso que vou continuar a fazer até aos meus últimos dias de treinador. Ganhando menos ou mais, mas sempre com a sensação de fazer o que gosto muito." Ser treinador é algo que o faz uma "pessoa feliz". "Apesar de não me rir muitas vezes, sou intrinsecamente feliz." E ouvir a arte da felicidade de Mou inspira Madeira Rodrigues para o futuro: "Ajudou-me muito, quem sabe não serei uma pessoa que um dia vai estar a escolher treinadores", atirou sorridente.

À margem da aula, Mourinho não se esquivou a algumas perguntas sobre a atualidade. "O Lindelöf é deles e enquanto for deles [Benfica]... é deles", atirou, recusando-se a falar do sueco porque Rui Vitória e Vieira "não iam ficar contentes". Sobre a disputa da Supertaça europeia com o Real Madrid mostrou-se entusiasmado: "Quando és o vencedor da Liga Europa tens de te sentir supercontente por ir jogar contra a melhor equipa da Europa."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt