diario-de-noticias
Mota Pinto já não vai ser chairman
Paulo Mota Pinto já não ocupará nenhum cargo na estrutura dirigente relacionada com a resolução do 'caso BES', noticiou o jornal online Observador. Quando Vítor Bento foi nomeado sucessor de Ricardo Salgado como presidente executivo do banco, Mota Pinto, deputado do PSD, estava apontado para 'chairman' (presidente não executivo).
Na estrutura dirigente do "Novo Banco" hoje divulgada, Vitor Bento mantém-se como presidente executivo. Contudo, nenhum nome é referido para 'chairman'.
No futuro BES, que herdará do atual apenas os ativos tóxicos - e não terá licença bancária - o órgão de gestão será presidido por Luís Máximo dos Santos. Atualmente preside à comissão liquidatária do BPP.
Já no "Novo Banco", Vítor Bento será acompanhado por José Honório (vice-presidente) e João Moreira Rato (que deixou a presidência do IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa)
A administração do Novo Banco incluirá ainda João Freixa, Jorge Martins e José Maria Mello Franco, que já eram quadros do BES no tempo da liderança de Ricardo Salgado.