Morte de hipopótamo fugido do zoo de Pablo Escobar choca a Colômbia

Publicado a
Atualizado a

Três tiros mataram Pablo Escobar, o mais famoso narcotraficante colombiano, em 1993, e três tiros tiraram a vida a Pepe, um dos hipopótamos que ele tinha trazido para a Colômbia nos anos 1980. A sua morte, autorizada pelo Governo, está a chocar o país.

O macho de 1,5 toneladas tinha fugido há dois anos da quinta Nápoles (propriedade do antigo líder do cartel de Medellín que passou para as mãos do Estado após a sua morte), junto com uma fêmea e uma cria que continuam a monte.

Segundo as autoridades, representava um perigo para os pescadores do rio Magdalena, uma vez que, com os seus ataques, podia transmitir várias doenças. Foi por isso autorizada a sua morte. Esta aconteceu no passado dia 16 de Junho, mas só agora foram reveladas as imagens da caçada. O animal morto, ao lado dos soldados sorridentes ,causou indignação.

Os colombianos preferiam que o animal tivesse sido entregue a um zoológico, mas as autoridades dizem que nenhum se mostrou disponível para o receber. A cabeça de Pepe vai ser preparada por um taxidermista e exposta para consciencializar a população contra o tráfico de animais. Na quinta ainda vivem 22 hipopótamos - descendentes dos primeiros que Escobar "importou". Outros animais foram entregues a zoos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt