Morrissey regressa hoje a Lisboa

O regresso aos palcos portugueses, hoje, às 21.00, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, assinala o arranque da etapa europeia da primeira digressão que faz depois de, em 2013, ter publicado a sua (muito falada) autobiografia.
Publicado a
Atualizado a

Alguém que nos conta que a sua infância foram "ruas sobre ruas sobre ruas", falando de "ruas que nos definem e ruas que nos confinam" é alguém com a alma (e o talento) de um grande escritor. Estas são porém palavras escritas e já publicadas de um músico. E ele é, contudo, mais do que apenas um músico. É um dos mais inspirados, demarcados e importantes autores dos últimos 30 anos, em tempos tendo criado com o guitarrista Johnny Marr um par criativo do calibre de duplas como as que juntaram Lennon com McCartney ou Jagger com Richards. Ele chama-se Morrissey. E após longa ausência está de regresso a Portugal para o arranque da fase europeia de uma digressão que foi atribulada na sua etapa norte-americana (que viu parte dos concertos serem cancelados na sequência de uma infeção pulmonar que impediu o músico de subir ao palco durante algum tempo).

Durante anos foi pelas canções que o tentámos conhecer. E dele, tal como de tantos outros que fazem da escrita de canções a sua principal "voz", fomos somando referências, retratos, vivências, sugestões, por vezes suposições mais as inevitáveis dúvidas. É assim a escrita de canções, mesmo quando alicerçada no real e cruzando ecos factuais: uma construção de pequenas ficções, muitas vezes com uma personagem (real ou criada) como protagonista. Há pouco mais de um ano, Morrissey decidiu contudo juntar outras palavras à sua escrita. E numa autobiografia a que chamou, simplesmente, Autobiography (e que em breve terá tradução para português publicada em livro pela Marcador), deu-nos um retrato de si mesmo pelo seu prisma e suas frases. Tudo mudou a partir desse momento. E o homem que vamos reencontrar no palco do Coliseu dos Recreios é, sendo o mesmo, alguém que talvez agora possamos conhecer (leia-se "compreender") um pouco melhor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt