Morreu Prince Buster, o pioneiro do ska

O músico jamaicano Prince Buster morreu na quinta-feira aos 78 anos em Miami, nos Estados Unidos após problemas cardíacos, disse fonte familiar ao jornal Jamaica Observer, de Kingston.
Publicado a
Atualizado a

O músico e produtor Cecil Bustamante Campbell, conhecido como Prince Buster era um dos nomes mais importantes do ska e do rockseady - géneros musicais percursores do reggae - desde o final dos anos 1950.

Prince Buster, filho de um ferroviário, era natural de uma das zonas mais carenciadas de Kingston, a capital da Jamaica, antiga colónia britânica, independente desde 1962.

Prince Buster, pioneiro do ska produziu o tema "Oh Carolina", dos "Folkes Brothers" e é autor de "Madness", "One Step Beyond" e "Judge Dread" tendo sido o primeiro músico jamaicano a conseguir entrar no "Top 20" britânico com "Al Capone", em 1965.

Prince Buster ajudou a influenciar movimentos revivalistas ska no Reino Unido no final dos anos 1970 marcados sobretudo pelo movimento "2 Tone", após o surgimento de bandas como "The Specials", "The Selecter", "Beat" ou "Madness".

Em 1978, a banda londrina "Morris and the Minors" mudaram de nome para "Madness" em homenagem a Prince Buster gravando uma versão do clássico "One Step Beyond", no primeiro álbum.

Apesar da idade, Prince Buster continuava a atuar, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt