Morreu o realizador polaco Andrzej Zulawski

O seu último filme, "Cosmos", estreou no ano passado. Tinha 75 anos.
Publicado a
Atualizado a

Nascido na parte polaca que, no final da Segunda Guerra Mundial, foi integrada na União Soviética (hoje, na Ucrânia), Zulawski foi muito novo viver para França, onde em 1957 concluiu o curso de cinema do IDHEC em Paris.

Na década de 1960, foi assistente do realizador polaco Andrzej Wajda e, em 1971, realizou o seu primeiro filme. No ano seguinte, o segundo filme, Diabel, foi proibido na Polónia, e Zulawski mudou-se então definitivamente para França. Após o sucesso do seu primeiro filme francês L'important c'est d'aimer (O Importante é Amar), em 1975, a que se seguiu Possessão (1981), com Isabel Adjani, só regressou à Polónia na segunda metade da década de oitenta, onde passou dois anos fazendo Na srebrnym globie (1987) - On the Silver Globe, que foi exibido em Portugal no festival Fantasporto. O trabalho neste filme foi brutalmente interrompido pelas autoridades. Após este acontecimento, Zulawski mudou-se novamente para França, onde se tornou conhecido pelos seus filmes extremamente artísticos, controversos e muito violentos.

Veja um excerto de Possessão:

[youtube:CTB15PPtMyA]

Em 1989, realizou As Minhas Noites São Mais Belas que os Vossos Dias, com Sophie Marceau, Jacques Dutronc e Valérie Lagrange, e também fez Boris Godounov.

Veja uma cena de As Minhas Noites São Mais Belas que os Vossos Dias:

[youtube:WK-F1bollxw]

Andrzej Zulawski foi casado com a atriz Sophie Marceau (1984-2001) com quem tem um filho e que filmou várias vezes, por exemplo em A Fidelidade (2000).

Ficou 15 anos sem realizar. No ano passado, estreou o seu último filme, Cosmos, co-produzido pelo português Paulo Branco, com quem já tinha trabalhado, e foi eleito pela revista americana Film Comment, publicação da Film Society of Lincoln Center, um dos melhores filmes do ano. Cosmos estreou em Portugal no Film & Estoril Film Festival.

Leia a crítica de Inês Lourenço a este filme:

[artigo:4914434]

Andrzej Zulawski morreu vítima de cancro, segundo noticia o jornal francês Le Monde.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt