Morreu o pintor Fernando Alves de Sousa, aos 89 anos
O artista residida no lar Faria Mantero, em Belém, mas tinha sido internado naquela unidade hospitalar, há uma semana, para uma cirurgia que teve complicações, vindo a falecer de problemas cardíacos, disse à agência Lusa a neta do pintor Cristina Baptista.
De acordo com a mesma fonte, Fernando Alves de Sousa faleceu às 18:45 de quarta-feira no hospital. O corpo de Fernando Alves de Sousa encontra-se ainda no Hospital de São Francisco Xavier e será cremado em data ainda a definir.
Nascido em Lisboa em 1922, Fernando Alves de Sousa saiu do país em 1950, tendo vivido durante trinta anos em Espanha, França, Brasil, Estados Unidos, Bélgica, Itália e Holanda, onde existem obras suas em várias coleções.
Em Portugal, o seu trabalho está representado na Assembleia da República, no Supremo Supremo Tribunal Administrativo, na Academia das Ciências de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade da Beira Interior. Regressou ao país de origem em 1990, dividiu residência entre a Covilhã e a Parede, continuando a trabalhar como pintor, escultor, retratista, e conservador de obras de arte.