Morreu o músico Fernando Alvim aos 80 anos
O músico Fernando Alvim, de 80 anos, que durante 25 anos acompanhou à viola o guitarrista Carlos Paredes, morreu hoje em Lisboa, disse à Lusa uma fonte próxima da família.
Fernando Alvim, que Amália Rodrigues convidou para gravar o tema "Formiga Bossa Nova", de Alexandre O'Neil e Alain Oulman, encontrava-se hospitalizado, tendo falecido hoje de manhã, disse a mesma fonte.
O velório do músico realiza-se a partir das 17:00, na Basílica da Estrela, "ficando a capela mortuária aberta durante a noite", disse à Lusa fonte da família.
No sábado, às 10:00, é celebrada missa de corpo presente, na basílica, em Lisboa, realizando-se em seguida o funeral para Seiça, no concelho de Vila Nova de Ourém, de onde o músico era originário.
O músico editou em 2011 um duplo CD "O fado e as canções do Alvim", constituído exclusivamente por composições suas interpretadas, entre outros, por Camané, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Cristina Branco, Rui Veloso, Fafá de Belém, Vitorino e Carlos do Carmo.
Fernando Alvim, entre outros, acompanhou e gravou com António Chaínho, Pedro Jóia e José Afonso.
[youtube:3p8at26Habo]
Rm 2012 o músico recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, que referiu na ocasião que era uma "forma de reconhecimento pelo trabalho de décadas ao serviço da dignificação da música portuguesa".