Morreu o inventor do ovo Kinder

William Salice tinha 83 anos e estava internado em Pavia, Itália
Publicado a
Atualizado a

Morreu o inventor do célebre ovo Kinder, a guloseima da Ferrero que provavelmente todas as crianças já desembrulharam, para saborear o chocolate e na expectativa de descobrir uma surpresa. William Salice tinha 83 anos, era natural de Turim, na Itália, e morreu na tarde de quinta-feira, dia 29 de dezembro, em Pavia. Foi um dos mais próximos colaboradores de Michele Ferrero, o dono da Ferrero e "pai" da Nutella.

Salice estava reformado da Ferrero desde 2007, tendo entrado na empresa na década de 60 do século passado. Contribuiu para o lançamento de inúmeros produtos da marca de chocolates, mas o mais famoso será, sem quaisquer dúvidas, o ovo Kinder - kinder significa crianças em alemão. Em muitas entrevistas, quando falava do ovo de chocolate de leite que traz sempre um brinde no interior para colecionar, dizia apenas que o inventor era o próprio Ferrero e que ele fora apenas o "executor material". Tudo porque, um dia, Michele Ferrero terá dito aos colaboradores: "Sabem porque é que as crianças gostam tanto dos ovos da Páscoa? Porque têm surpresas dentro. Agora, sabem o que devemos fazer? Darmos-lhes a Páscoa todos os dias". Pouco tempo depois, os ovos Kinder, ou "Kinder Surpresa" nasciam pela mão de Salice.

Estávamos na década de 1970, "quando não existiam ainda as lojas de brinquedos mas não se queria desiludir as crianças. Nasceu assim, como um elemento de brincadeira para inserir no quotidiano", contou o responsável em numerosas entrevistas, citadas pela imprensa italiana. "Era sempre preciso um pai ou um adulto para ajudar a criança na fase da construção da surpresa; o benefício era obter um sorriso, fazer viver a emoção da descoberta", acrescentava.

Segundo o Corriere della Sera, a notícia da morte de Salice foi divulgada em Loano, na região italiana da Ligúria, onde tinha sediado a Fundação Colour Your Life. Depois de anos como responsável pelo desenvolvimento de novos produtos na Ferrero, Salice reformou-se e decidiu dar aos mais jovens muito do que tinha recebido, procurando ajudá-los a realizar os sonhos pelo desenvolvimento das capacidades próprias.

[twitter:382501026751725568]

(William Salice ao centro, num evento promovido pela Fundação Colour Your Life)

Com o objetivo de auxiliar na descoberta de talentos nos vários campos, das artes às ciências, ofereceu a milhares de crianças e jovens a oportunidade de conhecerem e ouvirem o testemunho de personalidades destacadas em todo o mundo, entre vencedores do Prémio Nobel e proprietários de grandes empresas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt