Morreu o escultor catalão Josep Maria Subirachs
O escultor morreu na noite de segunda-feira, vítima de doença neuro-degenerativa. Josep Maria Subirachs tinha 87 anos.
Nascido em Barcelona a 11 de março de 1927, Subirachs estudou Belas Artes na Escola Superior de Barcelona. Por causa da situação precária da família depois da Guerra Civil, não teve oportunidade de estudar arquitetura, começando a trabalhar aos 14 anos na oficina de um dourador. Mais tarde, tornou-se aprendiz do escultor Enric Monjo.
Em 1986, recebeu a tarefa de esculpir a fachada da Paixão da Sagrada Família, chegando a viver numa casa anexa à basílica, tal como o fizera o arquiteto Antoni Gaudí. Os críticos, que defendiam que a obra deveria ter ficado inalterada após a morte de Gaudí, em 1926, eram contra os trabalhos de Subirachs, dizendo que representavam uma rutura em relação aos planos do arquiteto.
A obra, que inclui mais de 100 figuras esculpidas em pedra e quatro portas de bronze, ficou terminada em 2005. Em 1997, o escultor tinha sido considerado o artista catalão vivo mais importante do século XX, num inquérito feito por vários órgãos de comunicação social. A sua obra está sobretudo centrada na realização de monumentos públicos.