Morreu o compositor e ex-deputado José Niza

O compositor, médico e ex-deputado José Niza morreu esta noite, aos 73 anos, informou hoje fonte da Câmara de Santarém, concelho onde residia e chegou a ser presidente da Assembleia Municipal.
Publicado a
Atualizado a

José Niza foi, entre muitas outras obras, o autor da letra da música "E Depois do Adeus", que Paulo de Carvalho levou ao Festival da Canção e foi a "senha" para o 25 de Abril de 1974.

José Manuel Niza Antunes Mendes nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1938, numa família muito influenciada pela música: a mãe tinha o curso de piano do Conservatório Nacional e o bisavô - José Niza - tinha sido compositor.

José Niza envereda entretanto pela Medicina, curso em que se matricula em 1956, na Universidade de Coimbra.

Niza assume assim dois papéis: médico e compositor. Em 1961, com José Cid, Proença de Carvalho, Joaquim Caixeiro e Rui Ressureição, funda a Orquestra Ligeira do Orfeon Académico. Com o ressurgimento do jazz em Coimbra, é fundado o Clube de Jazz do Orfeon Académico, que seria a génese dos primeiros festivais internacionais de jazz em Coimbra.

Licenciado em Medicina em 1966, Niza fez ainda a sua tese de licenciatura sobre esquizofrenia, enveredando, depois, pela psiquiatria, sempre em Coimbra.

Autor de muitas canções para intérpretes como Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Carlos Mendes, Duarte Mendes, Tonicha, Teresa Silva Carvalho, Vitorino, Janita Salomé, Rui Veloso, Samuel e muitos outros (para além dos cantores de Coimbra), José Niza ganhou quatro Festivais RTP da Canção, entre elas com a já referida "E Depois do Adeus".

Deputado em muitas legislaturas, Niza foi autor, ou co-autor, de diversas iniciativas e diplomas legislativos: Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, Lei de Protecção da Música Portuguesa, Redução do Imposto sobre Importação de Instrumentos musicais, etc.

A biografia completa de José Niza pode ser encontrada aqui

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt