Morreu Daniel Bacelar, pioneiro do rock em Portugal

Daniel Bacelar, o primeiro português a gravar um tema rock em língua portuguesa ("Fui Louco por Ti), morreu na sexta-feira, aos 74 anos, vítima de doença do foro oncológico, segundo informações hoje divulgadas por familiares e amigos.
Publicado a
Atualizado a

O corpo de Daniel Bacelar, considerado o grande pioneiro do rock em Portugal, vai estar na Basílica da Estrela, a partir das 17:00 de hoje, estando a cremação prevista para as 16:00 de domingo, no Cemitério do Alto de São João.

Daniel Bacelar participou no documentário de Eduardo Morais "Meio Metro de Pedra", a primeira produção independente sobre a contracultura do rock'n'roll português desde o final da década de 1950, produzido em 2011, e uma das suas últimas aparições públicas foi na apresentação do livro do jornalista Luís Pinheiro de Almeida "Biografia do ié-ié", apresentado em 2014, em Lisboa.

O jornalista, numa nota biográfica sobre o músico, que publicou hoje na sua página no Facebook, recorda que Daniel Bacelar foi conhecido como o "Ricky Nelson português", depois da gravação de "Fui Louco Por Ti", em 1960, e recorda que "foi dos artistas portugueses que mais EP gravou", até ao afastamento dos palcos, em 1967.

Daniel Bacelar começou por se destacar aos 17 anos, ao vencer, em 1960, a primeira edição do concurso "Caloiros da Canção", da Rádio Renascença.

Na década de 1960, Daniel Bacelar fez regularmente 'matinées' no Teatro Monumental, em Lisboa, com Zeca do Rock, Fernando Conde e Nelo do Twist, e participou no "Concurso Tipo Shadows", no Cinema Roma, em 1963.

Em agosto de 2009, a cantora e compositora Rita Redshoes convidou Daniel Bacelar para cantar consigo "Lonesome Town", um clássico dos anos 1950, de Ricky Nelson, na abertura do Festival dos Oceanos, em Belém, em Lisboa.

[yutube:huOZwi1mxD8]

"Nunca imaginei que alguém se lembrasse de mim, sobretudo uma 'miúda' dos anos 2000, de quem sou fã, mas que desconhecia que apreciava Ricky Nelson", disse então Daniel Bacelar à agência Lusa, a propósito do convite.

"Fiquei muito sensibilizado, até porque este tipo de partilha de gerações não é habitual em Portugal", disse na altura o autor de "Marcianita".

[youtube:OJwY5IgMoDQ]

Também em 2009, o grupo brasileiro Autoramas resgatou uma canção de Daniel Bacelar para o seu repertório, "Se eu enlouquecer", que se tornou num dos êxitos do seu EP "Brasil na CEE".

Na discografia de Daniel Bacelar destacam-se ainda canções como "Tenha Pena", "Sem Ti", "Porque Será", "Um Mundo sem Amor".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt