Morreu Borislav Milosevic, irmão do ex-ditador

Borislav Milosevic, o irmão mais velho do ex-homem forte da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, e que lhe deu apoio incondicional, morreu num hospital de Belgrado na madrugada de terça-feira, aos 78 anos.
Publicado a
Atualizado a

Nascido em Niksic, no Montenegro, Borislav Milosevic começou a carreira diplomática na década de 1970 na Jugoslávia comunista. Passou muito tempo destacado na Argélia, antes de ser nomeado embaixador da República Federal da Jugoslávia, na Rússia, em 1998.

Quando se reformou, Borislav Milosevic continuou a viver em Moscovo, onde se tornou num homem de negócios, e conselheiro de várias empresas russas.

Slobodan Milosevic, presidente da Jugoslávia durante as guerras das balcãs, na década de 1990, morreu em 2006 na prisão em Haia, condenado pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ).

Slobodan Milosevic foi julgado por crimes conta a humanidade e genocídio durante as guerras na Croácia, Bósnia e Kosovo, conflitos que conduziram ao desmantelamento da federação jugoslava.

Borislav Milosevic acusou o TPIJ de ser responsável pela morte do irmão - que morreu devido a um enfarte do miocárdio -, impedindo o tratamento adequado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt