Morreu a estilista australiana Carla Zampatti, que vestiu princesas e atrizes
A estilista australiana Carla Zampatti, que vestiu a princesa Mary da Dinamarca, a ex-primeira-ministra australiana Julia Gillard e a atriz Nicole Kidman, morreu este sábado, aos 78 anos. Estava hospitalizada há uma semana, depois de ter caído na noite de abertura da ópera La Traviatta, numa escadaria ao ar livre em Sydney.
Zampatti, que nasceu em Itália em 1942 mas foi viver para a Austrália ainda criança, criou a sua marca em 1965, acabando por abrir uma cadeia de lojas na Austrália e Nova Zelândia.
"A Carla tem sido celebrada por fazer as mulheres australianas sentirem-se confiantes e elegantes através do seu design excecional, trabalho de alfaiataria e compreensão da mulher moderna", indicou a família numa página de memorial.
"Uma campeã das mulheres australianas e uma história de sucesso multicultural, ela continuou a prosperar como mulher de negócios no meio de uma enorme mudança radical e social, projetando roupas para as mulheres que lutavam pela libertação através do movimento pelos direitos das mulheres na década de 1960 para empoderar as mulheres de hoje na liderança, no local de trabalho, em sua casa e em eventos importantes da vida", acrescentou.
Zampatti foi casada duas vezes e teve três filhos, incluindo a também estilista Bianca Spender, e tinha nove netos.
"A Carla foi um ícone para a indústria da moda, uma pioneira como empresária e uma campeã da Austrália multicultural. Foi uma grande honra tê-la conhecido", escreveu o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, no Instagram, partilhando uma fotografia com a estilista.