Morreu a cantora que nunca lhe prometeu um jardim de rosas
A cantora 'country' norte-americana Lynn Anderson, a voz do tema de grande sucesso de 1970 "(I Never Promised You a) Rose Garden", morreu hoje, de ataque cardíaco, no hospital da universidade de Vanderbilt (Nashville, Tennessee). Tinha 67 anos.
Anderson tinha sido internada por ter apanhado uma pneumonia, após uma recente viagem a Itália, segundo os media norte-americanos.
Recorde "Rose Garden", a canção que valeu a Lynn Anderson o Grammy para a melhor intérprete de 'country' feminina:
[youtube:2-eclUz-RYI]
Nascida a 26 de setembro de 1947, em Grand Forks, na Dakota do Norte, Lynn Rene Anderson cedo se mudou para a Califórnia, onde fez o seu percurso escolar.
O primeiro single, gravou-o em 1966, quando tinha apenas 19 anos. "For Better or for Worse", no entanto, acabou por não correr bem e foi preciso esperar alguns meses para que lhe surgisse o primeiro êxito: "Ride, Ride, Ride".
A este tema seguiram-se outras canções residentes permanentes nos 'tops' da 'country', como "If I Kiss You (Will You Go Away)" (1967) ou "I've Been Everywhere" (1968).
[youtube:NlA0uDgPIeA]
Em 1970, depois de se ter mudado de vez para a "capital do country", Nashville, surge então "(I Never Promised You a) Rose Garden", canção escrita por Joe South que ganha fama mundial. Nos anos seguintes, continua a gravar alguns êxitos, mas sem nunca igualar o alcançado com "Rose Garden".
Os anos 80 e 90 não foram bons para a artista, que acabou mesmo por se ver numa luta contra o alcoolismo. Teve vários processos por conduzir alcoolizada e, já em 2014, acabou mesmo por ser detida, pela mesma razão.
Nessa altura, pediu desculpa aos fãs e prometeu que iria fazer tudo para recuperar.
Mãe de três filhos - e avó de quatro netos - Lynn Anderson era ainda criadora de cavalos e praticante de equitação. Envolveu-se em vários projetos sobre a utilização terapêutica destes animais em crianças com deficiência.