Morreu a atriz transexual Alexis Arquette

Irmã de Patricia, David, Richmond e Rosanna Arquette sofria de doença prolongada
Publicado a
Atualizado a

Alexis Arquette morreu ontem, domingo, aos 47 anos, vítima de doença prolongada. Atriz transexual, era irmã dos atores Patricia, David, Richmond e Rosanna Arquette. Foi o irmão Richmond quem confirmou a morte de Alexis, referindo-se sempre à atriz como ele.

"O nosso irmão Robert, que se tornou o nosso irmão Alexis, que se tornou a nossa irmã Alexis, que se tornou o nosso irmão Alexis, morreu este domingo, 11 de setembro, às 12h32 am", escreveu no Facebook, suscitando dúvidas acerca da identidade de género que Alexis estaria a assumir nos últimos tempos. A publicação foi entretanto apagada e substituída por uma outra, um comunicado de Patricia Arquette em nome de toda a família.

Nesta publicação, a referência a Alexis faz-se sempre no feminino. Aí lê-se que a carreira da atriz "foi encurtada, não pela morte, mas pela sua decisão de viver a sua verdade e a sua vida como uma mulher transexual". "Ela recusou-se a aceitar papéis que eram degradantes ou esterotipados. Ela esteve na vanguarda na luta pela compreensão e aceitação de todas as pessoas transexuais", diz o comunicado.

Nascida Robert, Alexis começou a representar aos 12 anos. Os papéis em que mais se notabilizou foram em Um Casamento Quase Perfeito, numa imitação de Boy George, e em Pulp Fiction, como o homem que dispara sobre Vincent Vega (Jonh Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) sem lhes conseguir acertar, sendo depois morto por estes.

[youtube:hB3PdPMjeIY]

[youtube:7UMc2WyLrj0]

Robert Arquette assumiu-se como transexual em 2006, tendo documentado a transição de sexo no filme Alexis Arquette: She's my Brother. Já este ano, numa entrevista, David Arquette referiu que esta já não se identificava como transgénero.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt