Morreu a atriz francesa Mireille Darc

Protagonista de 'Fim-de-Semana', de Jean-Luc Godard, foi companheira do ator Alain Delon
Publicado a
Atualizado a

A atriz francesa Mireille Darc morreu hoje aos 79 anos, anunciou a família. Nascida Mireille Aigroz a 15 de maio de 1938, em Toulon, escolheu o seu pseudónimo em homenagem a Joana d'Arc.

Darc ganhou fama a interpretar a filha de Louis de Funés em Casamento a Propósito (1963), alcançando sucesso nos anos sessenta e setenta com filmes como História Duma Rapariga Loira (1966) ou Já Experimentou Numa Mala? (1973). Ambos do realizador George Lautner, uma das maiores referência da comédia francesa, com quem colaborou em mais uma dúzia de filmes. No total, participou em mais de cinquenta filmes, entre os quais Fim-de-Semana (1967), de Jean-Luc Godard. Na década de 1990, destacou-se em várias séries de televisão.

Companheira durante 15 anos do ator Alain Delon, com quem contracenara em Jeff (1969), estava casada desde 2002 com o arquiteto Pascal Desprez.

Diagnosticada em criança com um sopro no coração, Mireille Darc foi operada ao coração em 1980 e novamente em 2013. Foi hospitalizada em finais de 2016 devido a hemorragias cerebrais.

Distinguida com a Legião de Honra em 2006, Mireille Darc dedicou-se nos últimos anos a ações de caridade, tornando-se 'madrinha' da associação La Chaîne de l'Espoir.

Também realizou vários documentários, incluindo um para televisão, em 2015, sobre as pessoas sem teto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt