Monti acusa Berlusconi de comprar os italianos

Silvio Berlusconi está a tentar comprar os italianos ao prometer restituir os valores pagos em 2012 pela impopular taxa sobre a propriedade e habitação IMU, diz o seu adversário e chefe de governo demissionário, Mario Monti.
Publicado a
Atualizado a

Berlusconi anunciou no domingo que, em caso de vitória nas eleições de 24 e 25 de fevereiro, irá aprovar "no primeiro conselho de ministro, a restituição da taxa sobre as habitações paga em 2012". Il Cavaliere, que esteve à frente dos destinos de Itália entre 2001 e 2006 e de 2008 e novembro de 2011, já tinha prometido acabar com esse imposto se regressar ao Governo.

"É uma simpática tentativa de corrupção. Compro o teu voto com o dinheiro e esse dinheiro é o dos cidadãos", afirmou o ex-comissário europeu na rádio RTL. Com o mesmo tom irónico demonstrou a incoerência das promessas do seu rival de centro-direita. "Sou ainda mais idiota porque apliquei os aumentos de impostos que em grande parte já tinham sido decididos" pelo Governo de Silvio Berlusconi, afirmou, reagindo assim às declarações de Il Cavaliere que tinha dito que "qualquer idiota é capaz de aumentar os impostos".

As sondagens apontam para a derrota de Berlusconi, mas este tem vindo a reduzir a distância que o separa da coligação de centro-esquerda, com alguns institutos a colocar a distância em apenas cinco pontos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt