Montalegre festeja única sexta-feira 13 de 2014
O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, estima receber entre 35 a 40 mil visitantes vindos de norte a sul do país e de Espanha.
"A comemoração da Noite das Bruxas é uma janela de oportunidades e de valorização do território", disse.
Em contagem decrescente para a noite "mais mágica" de Montalegre, a organização vai apresentar o espetáculo "A Chamada", com efeitos especiais, luz e música, onde os Anjos da Morte, Guerreiros de Lúcifer, planeiam derrotar o Arcanjo Miguel, impedindo a ascensão de Aurora, bruxa iluminada.
Bruxas, diabos, figuras do além e duendes vão deambular pelas ruas da vila de Trás-os-Montes para pregar "sustos de morte" aos mais imprudentes.
A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maça e açúcar, acompanhada por uma ladainha que simboliza a "invocação de tudo quanto é mal" e um espetáculo piromusical.
A diversão e animação continuam, até de madrugada, pelos bares e discotecas.
A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.