Cabeça de Conti vale apuramento contra um Montalegre que deu luta
O Benfica, como lhe competia face à condição de claro favorito nesta eliminatória, bateu esta quarta-feira o Montalegre, por 1-0, e apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal, num jogo onde a equipa de Rui Vitória, sem a grande maioria dos habituais titulares, sentiu algumas dificuldades no primeiro tempo, e depois teve como principal obstáculo o guarda-redes dos transmontanos. Foi a sexta vitória consecutiva dos encarnados e sem sofrer golos. Mas o nível exibicional continua nos serviços mínimos.
Face à proximidade do importante jogo de domingo com o Sporting de Braga, o último deste ano de 2018 para o campeonato, o treinador benfiquista procedeu a poupanças e fez várias alterações no onze titular, deixando de início de fora nove jogadores relativamente à partida da última jornada diante do Marítimo - Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Grimaldo, Fejsa, Pizzi, Gedson Fernandes, Cervi e Jonas.
Foi um dia de festa na vila transmontana, já que foi a primeira vez que um grande do futebol português jogou no campo do Montalegre, que sofreu obras de melhoramentos para receber tão ilustre convidado, num dia em que o recinto registou uma assistência de 6.000 espectadores. Entre eles, curiosamente, o treinador e o treinador adjunto do Montalegre, que estiveram sentados lado a lado nas bancadas devido a castigo.
Na primeira parte, quem pensava que ia ser um jogo de sentido único e com claro domínio do Benfica, enganou-se. É verdade que a equipa de Rui Vitória dominou e teve mais posse de bola, mas o conjunto transmontano, que apostava tudo nos lances de contra-ataque, ainda chegou um par de vezes com perigo à baliza defendida por Svilar. Aos 8', o central Vítor Pereira cabeceou ao lado, e aos 21' Prince atirou às malhas laterais.
A resistência da equipa transmontana, contudo, durou 31 minutos. Foi nessa altura que o central Conti marcou de cabeça na sequência de um canto cobrado por Zivkovic. Foi o primeiro golo do argentino com a camisola das águias. Mas até ao final da primeira, o Montalegre ainda assustou por duas vezes o Benfica, ambas por Paulo Roberto.
O Benfica entrou um pouco melhor no segundo tempo. E depois de um aviso deixado por Seferovic, Corchia, logo aos 48', atirou ao poste da baliza de Tiago Guedes. A equipa de Rui Vitória entrou mais pressionante e tinha em Corchia, Krovinovic e Zivkovic os melhores elementos. Mas a qualidade exibicional desta equipa continua muito longe dos melhores dias
Aos 58', o banco dos encarnados protestou uma alegada grande penalidade que ficou por marcar sobre João Félix. E logo no lance a seguir, o guarda-redes Tiago Guedes, com mais uma grande intervenção, negou o golo ao miúdo do Benfica. No melhor período dos encarnados, valeu aos transmontanos a inspiração do seu guarda-redes, que aos 63' voltou a brilhar num cabceamento de Conti.
Até ao final, o Benfica foi controlando o jogo, perante um adversário que já mostrava algum cansaço. O marcador não sofreu alterações, valendo ao Benfica o golo de Conti aos 31 minutos para selar o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, em mais uma vitória com muito pouca nota artística, diante do oitavo classificado da Série E do Campeonato de Portugal, que conseguiu a proeza de deixar o resultado em suspenso até ao apito final do árbitro
Se o Montalegre não sofreu mais golos, deve-o ao seu guarda-redes. Sem culpas no golo de Conti, Tiago Guedes fez uma mão cheia de grandes defesas que foram decisivas para o Benfica não sair de Trás-os-Montes com um resultado mais dilatado. Aos 13' defendeu um cabeceamento de Seferovic e antes do intervalo opôs-se com classe a um lance de cabeça de Jardel. No segundo tempo, negou um golo feito a João Félix e depois impediu que Conti bisasse na partida.
Jogo no Estádio Municipal Doutor Diogo Vaz Pereira, em Montalegre.
Montalegre - Benfica, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador: 0-1, Conti, 31 minutos.
Montalegre: Tiago Guedes, David, Vítor Alves, Vítor Pereira, Zack (Roberto, 83), Tavares, Lio, Gabi (Álvaro Branco, 70), Ferrari, Prince (Zangão, 62) e Paulo Roberto.
Treinador: José Manuel Viage.
Benfica: Svilar, Corchia, Conti, Jardel, Yuri Ribeiro, Alfa Semedo, Gabriel (Gedson, 81), Krovinovic, Zivkovic (Cervi, 72), João Félix e Seferovic (Castillo, 89).
Treinador: Rui Vitória.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Conti (33) e Gabriel (61).
Assistência: 5.470 espetadores.