Momento da cerimónia abre guerra entre Brasil e EUA na net

Quem foi o primeiro a voar: Santos Dumont ou os irmãos Wright?
Publicado a
Atualizado a

Nas quatro horas de duração da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, esta madrugada, houve um momento que deu origem a uma guerra entre brasileiros e norte-americanos na Internet. A certa altura surge um avião, naquela que é uma referência a Santos Dumont, inventor brasileiro que projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina e que é apontado no Brasil como o responsável pelo primeiro voo num avião. Acontece que para o norte-americanos esse feito é, sem dúvida alguma, obra dos irmãos Wright.

Nas redes sociais houve uma acesa troca de palavras por causa desta referência a Santos Dumont e ao aparelho 14Bis, De acordo com a BBC Brasil, os narradores da cerimónia na NBC, televisão responsável pela transmissão nos EUA, constataram e ironizaram a aparição do aviador brasileiro, e a partir daí muitos fizeram graças com a situação.

Até o jogador de futebol Trevor Spangenberg entrou na discussão. "Então no Brasil eles pensam que eles é que inventaram o avião? Os irmãos Wright estão a olhar cá para baixo a rir-se", escreveu no Twitter.

[twitter:761724473754005504]

"Os brasileiros não perdem uma oportunidade de defender que foi Santos Dumont, e não os irmãos Wright, o primeiro a voar. Aí vêm eles outra vez", comentou Alexander Wolff, jornalista da Sports Ilustrated que está a fazer a cobertura dos Jogos.

[twitter:761705106693824512]

Do lado do Brasil, as respostas não se fizeram esperar.

[twitter:761740993574166547]

[twitter:761790073193070592]

[twitter:761777766832431104]

Recentemente, numa entrevista ao DN, Mário Correia, antigo piloto da Força Aérea e ex-conservador do Museu do Ar, que escreveu o livro Aviadores Portugueses - 1929-1934 - A Aventura dos Pioneiros, explicou que o voo dos irmão Wright foi um voo catapultado. "O avião era posto numa espécie de fisga com elástico e atirado para o ar", explicou. Santos Dumont, em 1906, conseguiu em Paris que, pela primeira vez, um aparelho mais pesado do que o ar descolasse autonomamente, com motor. " Há até hoje uma polémica entre os Estados Unidos e o Brasil sobre o que vale mais, mas os dois momentos são importantes. A partir daí a aviação começa logo a ser aperfeiçoada", afirmou.

[artigo:5199177]

Já antes da cerimónia, e por causa dela, tinha havido um diferendo. Os responsáveis da NBC queriam que a comitiva norte-americana entrasse mais tarde no estádio, seguindo a ordem alfabética em inglês (United States of America). No entanto, segundo as regras do Comité Olímpico Internacional a entrada é feita segundo a língua do país, neste caso o português, onde o país se chama Estados Unidos da América. A estação de televisão queria atrasar a chegada da comitiva para manter os espetadores americanos agarrados à TV durante mais tempo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt