Mokka X. Um SUV politicamente incorreto
Chega em Outubro ao mercado nacional o Opel Mokka X, uma renovação do SUV do construtor alemão. É uma proposta que assenta numa cuidada operação de cosmética, imagem retocada sem exageros, aparência modernizada, e apuro de um estilo, marcado pela grelha em "asa", anunciada como sinal de família, a face de futuros modelos da Opel neste segmento sempre a crescer.
Nova dianteira, a chegada dos emblemáticos faróis AFL (as luzes adaptativas), uma vistosa assinatura luminosa que tem continuidade nos redesenhados grupos ópticos traseiros em LED, mais cores e aí está o Mokka X que apresenta ainda um interior diferente, graças a renovado tablier. O ambiente e a utilização ficam a ganhar com a mudança, sobressaindo a simplicidade de um tablier organizado em secções horizontais, dominado pelo ecrã tátil central (7 ou 8 polegadas) que passa a permitir o acesso virtual a variadas funções, uma solução que implicou (e bem!) reduzir o número de botões na consola, também redesenhada e mais atraente.
Como se tornou comum, a Opel continua a apostar na conectividade e no infoentretenimento e anuncia o Mokka X como uma das melhores ofertas do segmento neste domínio. As comparações são sempre difíceis, mas o equipamento inclui quase tudo quanto se tornou possível oferecer e que o Intellilink disponibiliza. Em destaque, como não podia deixar de ser, o sistema On Star, a assistência em viagem, garante de apoio em caso de emergência e que é acionada automaticamente em caso de acidente. O sistema abre mesmo a possibilidade de contar com Wi-Fi a bordo e poder ligar até sete dispositivos.
Em termos dinâmicos, o Mokka X mantém as características: plataforma, suspensões, transmissão, motores, direção, travões asseguram um conjunto agradável, automóvel com razoável nível de conforto e um comportamento que o torna agradável de conduzir.
A nossa experiência aconteceu ao volante de uma versão 4x4 com a motorização 1.6 diesel de 136 CV. Interessante mas sem expressão em Portugal, onde o Mokka X vale enquanto tração dianteira, com os motores 1.4 Turbo de 140 ou 150 CV a gasolina, ou com o mesmo 1.6 CDTI. Todos têm caixa manual de seis velocidades e contam com a opção automática, também com seis relações. Estará também disponível uma versão FlexFuel, que junta o gás ao motor a gasolina.
O grande problema do Mokka X continua a ser a sua classificação como veículo de Classe 2 nas autoestradas. É a explicação para que o terceiro modelo mais vendido da Opel na Europa seja o sétimo da família em Portugal, atrás do Corsa Van. Uma situação sem sentido e que ninguém parece capaz de resolver. Modelos de luxo, grandes máquinas, estão na classe 1 só por terem um capô mais baixo... Uma aberração.
O Opel Mokka X será proposto em dois níveis de equipamento, Innovation e Black Line com preços a partir dos 25 320euro para as motorizações a gasolina e 28 070euro para o diesel. O FlexFuel custa 26 920euro. A caixa automática encarece a aversão a gasolina em 1600euro e o diesel em 2000euro.
Um ensaio completo fica prometido para Outubro.
[destaque:Fichas técnicas]
1.4 Turbo
Motor: 1364 cc, turbo, start/stop, gasolina
Potência: 140 cv/4900-6000 rpm
Binário máximo: 200 Nm/1850-4900 rpm
Transmissão: seis velocidades, manual
Aceleração 0-100: 9,9 s
Velocidade máxima: 196 km/h
Consumos: média - 6,5 l/100; urbano - 8,4; estrada - 5,4
Emissões CO2: 149 g/km
Mala: 356/1372 litros
Preço: desde 25 320euro
1.6 CDTI
Motor: 1598 cc, turbo, gasóleo
Potência: 136 cv/ 3500-4000 rpm
Transmissão: seis velocidades, manual
Aceleração 0-100: 10,3 s
Velocidade máxima: 187 Km/h
Consumos: média - 6,5 l/100; urbano - 5,2; estrada - 4,4
Emissões CO2: 124 g/km
Mala: 356/1372 litros
Preço: desde 28 070euro