Moedas, selos e nomes de ruas vão ter de mudar em Espanha

Pequenas coisas do dia a dia vão mudar quando o Rei Juan Carlos ceder a coroa ao filho, o príncipe das Astúrias, nomeadamente as moedas, os selos ou os nomes das ruas. Até o Real Madrid perde o estatuto de clube do monarca...
Publicado a
Atualizado a

Desde 1975, quando Juan Carlos ocupou o trono, que as moedas em Espanha têm o seu rosto. Foi assim com as pesetas e também com o euro. Quando o príncipe Felipe se tornar formalmente rei, a situação deverá mudar e deverá ser a sua cara a estar nas moedas, avança o site do diário "ABC".

Com os selos acontece a mesma coisa. A cara de Juan Carlos surge nos selos espanhóis desde 1976, com exceção das edições especiais para colecionadores ou destinadas a celebrar algum acontecimento especial, mas deverá ser a de Felipe a aparecer quando este suceder ao pai.

Nas salas de aula, vai ser necessário substituir todas as molduras que ostentam a imagem de Juan Carlos e o mesmo sucede com todos os organismos do Estado ou instituições oficiais. Por exemplo, lembra a publicação, o Hospital Infanta Leonor, que presta homenagem à filha mais velha de Felipe, que se vai tornar a primeira na linha de sucessão ao novo rei e que passará a ter o título de princesa das Astúrias.

Ruas, pavilhões desportivos, colégios ou instituições que levam o nome "Príncipe das Astúrias" ou "Rei Juan Carlos" também poderão mudar de nome. E a mesma hipótese de coloca no que diz respeito aos prestigiados Prémios Príncipe das Astúrias, algo que Felipe vai deixar de ser.

A tradicional foto de família, tirada anualmente na casa de férias em Maiorca, será a partir de agora protagonizada por Felipe e Letizia. E o discurso de Ano Novo também será responsabilidade do novo rei, pela primeira vez em 39 anos.

Finalmente, também no futebol haverá ecos desta transferência do trono. Desde 1939 que o chefe de Estado torce pelo Real Madrid: primeiro Franco, depois Juan Carlos. Felipe, futuro rei de Espanha, apoio o Atlético de Madrid

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt