Moeda brasileira passa por euro

Publicado a
Atualizado a

As moedas brasileiras de um real e de dez e cinco centavos andam a circular em Portugal e são facilmente confundidas com dinheiro europeu. Vários estabelecimentos comerciais, nomeadamente no sector alimentar, da área de Lisboa já foram enganados, embora a nível europeu não haja registo da ocorrência de situações como estas.

A moeda de um real vale cerca de 30 cêntimos e, embora seja mais leve e fina, passa por uma moeda de um ou dois euros. Na moeda antiga, isto significa uma diferença de 140 a 340 escudos. As moedas de um real circulam no Brasil desde 1994. Porém, apenas passam despercebidas nos estabelecimentos comerciais e não funcionam em máquinas como as de tabaco.

Segundo informações recolhidas pelo DN junto de fonte da Polícia Judiciária, não têm surgido queixas sobre situações destas. Do mesmo modo, fonte da PSP de Lisboa disse desconhecer a existência de um número significativo de casos em que moedas brasileiras de um real estejam a ser passadas como se se tratasse de um ou dois euros. Na sua opinião, "devem ocorrer apenas alguns casos pontuais, pelo que não foram tomadas nenhumas medidas especiais para fazer face à situação".

Um dos casos onde ocorreu esta situação foi no Coffe&Pot, na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, onde por mais de uma vez foram encontradas, no dinheiro em caixa, moedas de um real no meio dos euros, como disse ao DN Pedro Correia, um dos empregados.

Também no restaurante Meta dos Leitões, no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, a troca de moedas verificou-se uma ou duas vezes, como confirmaram os empregados. No restaurante Frango da Guia, no Atrium Saldanha, já apareceram clientes que queriam pagar a conta com moedas brasileiras - mas a situação foi detectada a tempo, não chegando o dinheiro a entrar em caixa. Os empregados garantem estar atentos a estas situações .

O caso parece ser mais frequente quando se trata de moedas de cinco e dez centavos de real, que têm um formato igual às de cinco e dez cêntimos de euro, respectivamente. A Buondi Caffé, do Monumental, tem em caixa várias moedas de cinco (vale cerca de um cêntimo e meio) e dez centavos (vale cerca de três cêntimos), que passaram despercebidas como sendo de cinco e dez cêntimos, afirmaram as empregadas Renata Gomes e Ana Paula Ruppel, ambas brasileiras.

O mesmo já ocorreu na Pizza Hut, na Rua Fontes Pereira de Melo, onde o assistente de direcção Geraldo Matilde, também oriundo do Brasil, referiu que esta é uma situação frequente.

Vários brasileiros, em conversa com o DN, afirmaram que trazem para Portugal algumas moedas brasileiras e notas, sobretudo de cinco reais. A maioria afirmou que só as traz quando sobram algumas "no bolso" e servem sobretudo para recordação do seu país ou para oferecer como recordação a amigos portugueses. No entanto, Geraldo Matilde, da Pizza Hut, revelou que algumas das moedas que trazem do Brasil acabam também por "circular".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt