Modalidades. Do domínio interno de Benfica e FC Porto ao Sporting a brilhar na Europa
Este ano há campeões novos entre os velhos rivais a nível de modalidades de pavilhão. Benfica e FC Porto conquistaram os títulos do futsal, voleibol, andebol e hóquei em patins, mas falharam no basquetebol. Já o Sporting, que reivindica ser o clube mais eclético entre os emblemas nacionais, acabou a temporada sem qualquer título nacional, mas festejou duas grandes conquistas europeias, no hóquei em patins e no futsal.
O título de andebol voltou ao Dragão depois de dois anos a cair para Alvalade. A mesma história repetiu-se no hóquei em patins, onde o FC Porto festejou mais um triunfo e levou a melhor sobre o Sporting. Já no futsal a eterna luta nacional entre leões e águias foi ganha pelo Benfica. Mas o emblema de Alvalade conquistou o troféu europeu da modalidade. No voleibol o clube da Luz dominou a época e assegurou o triplete: campeonato, Taça de Portugal e Supertaça. E no basquetebol a Oliveirense ainda deu luta ao Benfica
O Benfica é o novo campeão nacional de futsal. O clube da Luz venceu o Sporting, por 4-3, no Pavilhão da Luz, no último jogo da final do campeonato nacional e festejou o título. Foi o oitavo troféu de campeão nacional dos encarnados, e o primeiro desde a temporada 2014-15, interrompendo uma série de três campeonatos ganhos pelo rival Sporting. Na Luz festejou-se ao som de "o Campeão voltou..."
Foi também o segundo troféu dos pupilos de Tiago Rocha esta época, depois de terem ganho a Taça da Liga. Já os leões terminaram a época com a Taça de Portugal e a Supertaça de futsal, além da Liga dos Campeões da modalidade, um feito de grande relevo para Portugal.
Foi uma das melhores épocas dos dragões nos últimos anos. Num encontro praticamente sem história frente ao Madeira SAD (29-20), o FC Porto de Magnus Andersson chegou ao título nacional três épocas depois de ter conseguido um inédito heptacampeonato. Depois de ver ABC (2016) e Sporting (2017 e 2018), os portistas celebraram mais um campeonato no andebol em 2019.
Melhor ataque e defesa menos batida do campeonato, a formação azul e branca recuperou o título quando faltam ainda jogar duas jornadas da fase final, com clássicos frente aos leões (dia 25) e no Dragão com o Benfica (dia 29). Ao todo, os dragões somaram 32 vitórias em 34 encontros, perdendo apenas com os verdes e brancos nos dois jogos da fase regular. O FC Porto também conquistou a Taça de Portugal.
O título 2018-19 permite aos dragões reforçarem a sua posição de equipa com mais campeonatos nacionais ganhos (21), à frente de Sporting (19) e ABC (13), na época de estreia do treinador sueco de 53 anos que chegou dos alemães do Goppingen.
A modalidade é nobre para os lados do Dragão - foi como seccionista do hóquei que o presidente Pinto da Costa entrou nas lides diretivas do clube - e o título do hóquei em patins voltou ao Dragão. O FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 23ª vez, ao receber e vencer o Riba d'Ave por 6-3, em partida em atraso da 24ª jornada do campeonato.
O Benfica, o Sporting e a Oliveirense ainda deram luta, com os leões a levarem a melhor no confronto europeu. O Sporting conquistou o título europeu de clubes, depois de 42 anos sem sucesso, na final europeia 100% portuguesa, em que venceu a final four da Liga Europeia, ao bater o rival FC Porto por 5-2. Foi o segundo título europeu das modalidades do Sporting nesta época, depois do triunfo no futsal.
A Taça de Portugal foi ganha pela Oliveirense, enquanto a Supertaça também foi para o Dragão.
O Benfica venceu o Sporting, por 3-1, no quarto jogo da final do campeonato nacional de voleibol, e sagrou-se campeão nacional, reconquistando o título que os leões tinham tirado às águias na temporada passada. Depois de ter perdido o primeiro encontro desta final (3-0), no Pavilhão João Rocha, o Benfica venceu os dois seguintes (3-0 e 3-2), no Pavilhão da Luz, e fechou as contas do título na casa do rival.
O título do voleibol voltou à Luz e os encarnados festejaram assim o seu oitavo campeonato nacional, numa época de sonho em que completaram o triplete: campeonato, Taça de Portugal e a Supertaça.
O voleibol foi mais uma modalidade onde os leões estiveram melhor a nível europeu, ao atingirem uma meia-final europeia.
A Oliveirense sagrou-se na segunda-feira, e pela segunda vez consecutiva, campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. O conjunto de Oliveira de Azeméis conquistou assim o segundo título da sua história, em seis finais disputadas, ao triunfar na eliminatória final, por 3-1.
Antes de 2018, a Oliveirense nunca tinha vencido o campeonato de basquetebol. A Oliveirense juntou assim o título nacional à Supertaça e à Taça Hugo dos Santos (espécie de Taça da Liga).
O Benfica, que tinha falhado a final na última temporada, mantém-se como clube mais vitorioso na modalidade, com 27 títulos, mais 15 do que o FC Porto, equipa que este ano conquistou a Taça de Portugal.