Moda portuguesa vai ter de se readaptar

Crise económica e medidas de austeridade impostas para Portugal vão obrigar à readaptação no setor da moda portuguesa, defendeu hoje Anabela Baldaque, uma das estilistas que abre o "Portugal Fashion", na quinta-feira, com a coleção "Fábulas Felizes".
Publicado a
Atualizado a

"A moda vai ter de se adaptar, tanto na utilização de matéria-prima menos nobre e mais barata, como na conceção das peças. Temos, por exemplo, de recorrer a bainhas industriais e repensar que peças vamos fazer à mão", exemplificou Anabela Baldaque, em entrevista à agência Lusa.

Anabela Baldaque conta que vai deixar de recorrer tanto a "sedas e organzas" e vai apostar, de uma forma geral, a outras matérias-primas.

"Temos de aprender a fazer omeletas sem ovos e apelar à na nossa criatividade", constata Anabela Baldaque, que apresenta quinta-feira, pelas 21:00, a sua coleção primavera/verão 2012.

A abrir a coleção de Baldaque, "Fábulas Felizes", vai soar na passerelle principal a música o "Pato", do brasileiro João Gilberto, e vão desfilar modelos vestidas com peças leves e românticas, onde o campo e os piqueniques serviram de inspiração.

Na coleção de Anabela Baldaque vão estar em destaque os algodões, as cordas, os lamés (tecido com brilho por nele se entremearem fios metálicos) e os sacos de sisal, desvendou a estilista, à Lusa.

O 29.º "Portugal Fashion", cujo tema é "Start Up" (Começar de novo), arranca na quinta-feira com a apresentação da coleção do estilista Luís Buchinho, marcada para as 20:00, e estende-se até domingo.

Durante os quatro dias de moda portuguesa estão previstos 24 desfiles na passerelle principal, com coleções de individuais, duplas e coletivas, e 14 performances de moda no "Espaço Bloom" (florescer), que vai para a terceira edição e cujo objetivo é revelar as criações dos novos valores da moda portuguesa.

A coleção de "Júlio Torcato passa na quinta-feira às 22:00, seguida da "Storytailors", às 23:00.

Na sexta-feira é o dia da apresentação da coleção de Ana Salazar, às 21:00, da dupla Alves/Gonçalves, pelas 22:00, de Katty Xiomara (23:00) e de Estelita Mendonça, que apresenta às 22:30 as suas criações no "Espaço Bloom".

O estilista Miguel Vieira, o diretor criativo da casa de moda Lacoste, Felipe Oliveira Baptista, Luís Onofre e Fátima Lopes apresentam as suas coleções no sábado, dia em que está marcada para as 00:00 a festa oficial da "Portugal Fashion".

No domingo, o Portugal Fashion é dedicado à mostra de calçado e indústria e à apresentação do projeto inédito "Porto Fashion Show", cujos desfiles estão marcados para as 16:30.

Neste projeto pioneiro, 15 estudantes finalistas de algumas das melhores escolas europeias de design de moda, designadamente de Espanha, França, Bélgica e Itália, vão mostrar três coordenados cada um e os melhores vão ser premiados com "20 mil euros", adiantou à Lusa Rafael Rocha, assessor no evento de moda.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt