Mississipi retira do Capitólio bandeira com o símbolo da Confederação
O estado do Mississippi retirou hoje a bandeira com o símbolo da Confederação do seu Capitólio, um momento histórico para este estado norte-americano, marcado pelas cicatrizes do período da escravatura.
Após 126 anos, a bandeira foi arriada pela última vez, sob aplausos. Duas outras bandeiras também foram retiradas, dobradas e entregues às autoridades numa breve cerimónia.
A bandeira tinha no seu desenho o fundo vermelho e a cruz azul diagonal com estrelas brancas, que representava os estados do sul, opositores à abolição da escravatura durante a Guerra Civil (1861-1865).
Governado por um republicano, o estado do Mississipi tomou a decisão durante a onda de manifestações antirracistas nos Estados Unidos, que reacenderam a controvérsia sobre a persistência de símbolos que evocam a escravatura.
A Câmara dos Representantes e o Senado do Mississippi aprovaram no domingo a remoção do símbolo confederado da bandeira daquele estado norte-americano, o último a manter essa memória do período esclavagista.
Os parlamentares decidiram que será criada uma bandeira que não mais integre o padrão da Confederação.
O Mississippi era o único estado norte-americano a incluir o símbolo do sul na sua bandeira, depois da vizinha Geórgia o ter abandonado em 2003.
Os cidadãos do Mississippi serão chamados a votar a nova bandeira em novembro. Se estes a rejeitarem, o estado não terá uma bandeira até que um novo desenho seja aprovado.